Euro ainda é a principal moeda vendida



De acordo com o banco de dados da Travelex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, em setembro, o Euro e o Dólar se mantiveram como as principais moedas vendidas em espécie, mesmo com quedas de -18% e -26%, respectivamente, em relação ao mês anterior. 

Apesar disso, as moedas apresentaram altas significativas em relação à média de 2021, sendo +222% na moeda europeia e +65% na norte-americana. 

O Euro aparece no topo do ranking das moedas mais vendidas pelo quinto mês consecutivo, pois continua desvalorizado frente ao Dólar, devido ao ciclo de alta de juros do FED (Banco Central dos EUA) e por impactos macroeconômicos.

Mesmo com uma queda nas transações quando comparamos ao mês de agosto, tanto o Euro, quanto o Dólar, tiveram um crescimento expressivo em relação ao ano anterior o que mostra uma retomada significativa do mercado em relação ao ano de 2021.

Seguindo o mesmo Top 5 de agosto, a Libra Esterlina (GBP), o Dólar Canadense (CAD) e o Dólar Australiano (AUD) completam o ranking das moedas mais vendidas em setembro. 

A moeda australiana se destacou no período por registrar um volume de vendas 994% superior à média realizada em 2021 e se estabilizar nos patamares realizados no período pré-pandemia com alta de +7% no comparativo com a média realizada em 2019.

Confira o TOP 5 de venda de papel moeda de setembro comparado ao mês de agosto e o comparativo de crescimento com o mesmo período de 2021:

 

MOEDA

Variação do volume (R$)

Set'22 em relação a Ago'22

Variação do volume (R$)

            2022 em relação a 2021

Euro (EUR)

              18%

                      222%

Dólar (USD)

             -26%

                       65%

Libra Esterlina (GBP)

             -11%

                     367%

Dólar Canadense (CAD)

            -53%

                      43%

Dólar Australiano (AUD)

              -7%

                   994%



O levantamento também revelou que o Estados Unidos permanece como principal corredor de transferências internacionais em envios (outbound), considerando o volume transacionado em reais, seguido por Portugal, Canadá, Espanha e França. 

Já os países que mais enviaram remessas para o Brasil (inbound) no mês de setembro, se destacam Portugal, Dinamarca, Estados Unidos, Itália e Chile, este último sendo um corredor que não havia realizado operações no mês anterior e nem no período pré-pandemia (2019).


Fonte: Jorge Arbex - Diretor de Varejo do Grupo Travelex Confidence.