Como planejar sua mudança e conquistar o tão sonhado Green Card?

                  



Viver o “american dream”, para muitos, é um sonho muito distante. Mas se a pessoa (ou família) tiverem um planejamento adequado, essa realização pode estar mais perto do que imaginam. Muitos não sabem, mas é possível conseguir o green card apenas através de suas qualificações profissionais, sem oferta de emprego e gastando menos do que a maioria imagina. Intitulado de EB-2 NIW, para ter direito ao visto é preciso comprovar que o solicitante tem requisitos necessários para contribuir com suas habilidades para o crescimento do país em determinada área do conhecimento.

Segundo o Itamaraty, o número de brasileiros que moram no exterior passa dos 4,2 milhões. Houve um crescimento de 35% entre os anos de 2012 (1.9 mil) para 2022 (4.2 mi), além de um desejo de mais de 70 milhões que afirmaram que deixariam o Brasil, se pudessem.

Dicas de como preparar a documentação para que você e sua família consigam tirar esse sonho do papel o quanto antes:


1 – Documente suas conquistas profissionais:

Reúna a documentação que comprovem suas experiências e atividades profissionais na sua área de formação. Sempre que for implementar projetos ou apresentar um novo sistema na empresa em que trabalha, transforme essas soluções práticas em documentos que comprovem que tal ideia partiu de você e quais benefícios ela trouxe para a empresa. Para a petição de pedido de visto imigratório, a argumentação jurídica desenvolvida pela advogada precisa ser corroborada com esse material de apoio.

2 – Considere cursar uma especialização na sua área de atuação:

Muitas pessoas fazem uma pós-graduação em uma área pouco relacionada à área de atuação. Ter o título de especialização ou mestrado que converse com sua área de atuação torna o currículo mais forte e demonstra para a imigração que você é um profissional que busca ascender na carreira e se manter atualizado.

3 – Publique artigos:

Quem já cursa uma pós graduação, mestrado ou doutorado tem a oportunidade de dar início a projetos de pesquisa na sua área de especialização. Quando os fizer, buque também publicar os textos no Google scholar ou Google acadêmico além de jornais especializados e de renome na sua área de atuação.

4 - Participe de entrevistas

Ter "visibilidade" na mídia é um fator que pode ser de grande peso para o pleito imigratório. Mostrar que o aplicante tem influência no que faz e na sua área através de matérias publicadas mostra que ele possui autoridade enquanto formador de opinião em sua área.

5- Ministre palestras, participe de bancas julgadoras:

Ter como demonstrar que pela sua posição profissional você já orientou outros profissionais ou até mesmo julgou o trabalho de outros profissionais o torna, aos olhos do oficial de imigração, um profissional capacitado e "acima da média".

Contar com a ajuda profissional para saber qual o melhor visto para sua situação não é simplesmente apresentar as opções ou recorrer ao mais fácil”, aponta Lívia. Algumas opções de visto, como o de estudante, por exemplo, não permitem que a pessoa trabalhe nos Estados Unidos. Caso ela o faça de forma ilegal e seja descoberto, isso pode torna-la inelegível para outras modalidades de visto no futuro. Para aqueles que desejam minimizar as chances de insucesso na obtenção dos vistos, ter como aliado um profissional que sabe o que vai ajudar o solicitante na aprovação faz toda a diferença.

Empresas como a Liv Immigration Law estão cada vez mais propensas a facilitar a migração legal de brasileiros para os Estados Unidos e outros países. No caso dos norte-americanos, destino e sonho de milhares de brasileiros, nunca foi tão fácil buscar ajuda profissional para viver o tão desejado sonho americano.



                                                         

Fonte: Lívia Leite - fundadora do Imigrar EUA e da LIV Immigration Law. Advogada no Brasil e nos Estados Unidos, possui Master in Law (LL.M.) com prática em Imigração nos Estados Unidos.