Atividades para fazer durante o outono na Ilha da Madeira

                          


A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, possui uma posição geográfica privilegiada que garante clima ameno e paisagens naturais de tirar o fôlego em qualquer estação do ano. As temperaturas amenas e as pequenas variações de temperatura sazonais fazem com que a Madeira possa ser visitada o ano inteiro.

                  

O dia 21 de setembro marcou a passagem do verão para o outono na ilha, que vai até 20 de dezembro. Esta é uma excelente estação para visitar a região, já que o tempo ainda é bem quente (com máxima de 27°C e mínima de 15°C) e há pouquíssima chuva. Além do clima agradável, este é considerado um período de baixa temporada, ou seja, tudo estará mais tranquilo e com menor fluxo de turistas.

Embora haja possibilidade de precipitação, em especial ao longo da costa norte da ilha, o outono é ideal para aproveitar a costa sul em um passeio a bordo de um iate pela Rota do Crustáceos. Isso porque a temperatura da água do mar é agradável, graças à influência da Corrente do Golfo, o que permite mergulhar, fazer snorkeling e avistar golfinhos e baleias.



Outra atividade que pode ser feita em qualquer época do ano, em especial no outono quando as temperaturas começam a cair gradativamente, é degustar o vinho Madeira, uma das bebidas mais famosas do mundo por conta do seu sabor especial, alto teor alcoólico, versatilidade e qualidade. Para explorar os produtores de vinho Madeira, a Wine Tours Madeira, realiza tours em todo território madeirense.



Além do famoso vinho Madeira, a ilha é muito conhecida pelos seus parques e jardins de plantas e flores oriundas do mundo todo. Esta é uma boa oportunidade de passear e contemplar esses locais que apresentam um colorido totalmente diferente, que varia do amarelo para o laranja. O Jardim Botânico é uma atração obrigatória em Funchal no outono. Além das mais de três mil variedades de plantas, as vistas são deslumbrantes.


Por último, mas não menos importante, o outono é ideal para visitar a Floresta Laurissilva, um bioma rico e único no mundo com natureza exuberante e paisagens inesquecíveis que incluem penhascos debruçados sobre o mar. Não deixe de fazer a trilha da Vereda do Fanal, que percorre trechos da ilha que estão acima de 1,1 mil metros de altitude.


Como o outono é a estação que antecede o inverno, é sempre bom colocar na mala um casaco mais quente, pois as temperaturas vão caindo gradualmente a cada mês.

Sobre a Ilha da Madeira:

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Fonte: Lisia Minelli