Inteligência emocional é fundamental para o sucesso profissional

                   


Segundo a lista da Ibovespa, no Brasil a média anual de remuneração de um CEO é de cerca de R$11,28 milhões/ano, valor que representa até 75 vezes mais que a remuneração de um colaborador. Essa diferença unida a uma cultura de startup, onde a maioria dos líderes estão abaixo dos 40 anos, faz surgir um fenômeno entre profissionais que buscam o sucesso imediato, sem levar em consideração o desenvolvimento de um ponto fundamental quando o assunto é carreira: a inteligência emocional.

Um levantamento da PageGroup mostrou que a inteligência emocional é apontada como uma das habilidades mais valorizadas por 33,8% dos líderes de grandes empresas na América Latina, porém ainda pouco desenvolvida por muitos. Negócios são feitos por pessoas e pessoas são movidas por emoções. 

Se a pessoa não tem contato com suas próprias emoções, como ela espera lidar com os outros? Ou mesmo com si próprio? Saber reconhecer as próprias emoções é um processo essencial para que o profissional saiba administrar as fatalidades, os imprevistos e as questões do dia a dia de uma empresa. Sem isso, a pessoa tende a ter uma carreira mais limitada e até mais infeliz, uma vez que ela não conseguirá ter uma visão mais abrangente.

A falta de inteligência emocional faz com que as pessoas tenham um comportamento imaturo no momento das entrevistas, ou mesmo durante o trabalho. A cultura do sucesso a todo custo apaga a importância do processo, do aprendizado, do crescimento pessoal e profissional. 

Entender o que se quer é muito importante, mas nem todo mundo é um gênio da tecnologia, a maioria das pessoas vai encontrar o sucesso no dia a dia do trabalho e, às vezes, nas tarefas que não são as mais prazerosas está um aprendizado enorme. Se a pessoa não tem inteligência emocional para perceber isso, ela vai perder oportunidades em prol de um sonho inatingível.

Um profissional emocionalmente inteligente tem características que o levam para o sucesso, como:

- Reconhecer as próprias emoções e os limites dos outros
Enxerga todos como seres humanos

- Tem motivação interna e sabe que os fatores externos não podem ser determinantes para o sucesso

- Busca sempre ter uma visão positiva e otimista
Tem controle emocional e sabe quando e como se expressar

- Sabe dar e ouvir feedbacks

- Usa as críticas de forma construtiva em prol do seu desenvolvimento

- Consegue manter a calma em situações de pressão
Reconhece a importância de cada um no processo e evita a competitividade tóxica

- Entende o seu papel na empresa

- Sabe identificar pontos fracos, conflitos e melhorias

- Enxerga desafios e oportunidades em vez de problemas

-Tem empatia e respeita a opinião e os sentimentos alheios.


Fonte: Daniella Kirsten - coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná.