Curiosidades sobre os principais museus do Brasil




Além das belezas naturais, o Brasil conta com um grande número de museus em seu território. O Brasil ainda é um país carente do cuidado e da preservação de museus, porém, esse índice vem melhorando e a ideia de conservação do patrimônio tem mobilizado a população e entidades públicas no país. 

Praticamente metade dos melhores museus da América Latina fica no território brasileiro, sendo a cidade de São Paulo o lugar o que possui os mais bem colocados. Segue abaixo uma lista dos melhores museus nacionais e um pouco de seu acervo, história e patrimônio:

1) Instituto Ricardo Bertrand, localizado no Recife, Pernambuco: Um dos mais belos museus do mundo. Possui uma arquitetura em estilo dos castelos da época medieval europeia. Com um acervo repleto de armaduras e armas vindos da Europa. Além de uma pinacoteca repleta de pinturas de Frans Prost, da época de invasão holandesa no Pernambuco, aliás, é o maior acervo do mundo do pintor holandês.

2) Inhotim, da cidade de Brumadinho em Minas Gerais: Também um dos mais lindos do mundo. Possui um acervo repleto de objetos exóticos, com estátuas de bronze, fuscas coloridos e esferas que flutuam na água.

3) Pinacoteca do Estado de São Paulo: Localizado na capital paulista, é o mais antigo da cidade e um dos mais importantes museus de arte do país. O acervo reune mais de 9 mil obras com foco na arte nacional provenientes do século XIX e XX. Entre os autores estão Anita Malfatti, Almeida Júnior e Cândido Portinari.

4) Museu de Artes de São Paulo, o MASP: Também em São Paulo, é um dos mais importantes do Hemisfério Sul. Lá são encontradas 9 mil obras de pintores renomados do mundo todo, entre eles: Renoir, Monet, Van Gogh e Ticiano. O acervo reúne obras da arte ocidental, datadas desde do século IV a.C até da Idade Moderna.

5) Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro: É um dos mais importantes em termos de História do Brasil, lá a quantidade de documentos é assustadora, 277 mil itens, sendo 55 mil documentos históricos iconográficos e manuscritos sobre a história do país.

6) Museu Imperial, em Petrópolis (RJ): Também um dos mais importantes do país, está localizado no antigo palácio de Dom Pedro II e representa uma das arquiteturas mais bem preservadas da época imperial. Lá é possível se sentir como um Imperador e respirar o ar da nobreza brasileira.

Dentre estes estão tantos outros, localizados ao longo de todo território brasileiro e que representam a história e o patrimônio de nosso país. Resta agora à sociedade visitar esses museus e sentir orgulho da nossa história para preservar durante as próximas gerações nossa história. 

Fonte: Evandro Florscuk