Atividades radicais para fazer no Arquipélago da Madeira

                

A Ilha da Madeira, situada em meio ao Oceano Atlântico, é famosa no mundo todo por suas belezas naturais e cenários impressionantes. Sua natureza exuberante e seu relevo montanhoso oferecem belos cenários para os visitantes explorarem experiências com uma boa descarga de adrenalina. Confira algumas aventuras para viver no destino.

- Canyoning:

Consiste em um emocionante desafio para explorar uma ribeira ou um curso de água vertiginoso, muito abundantes na região, e ultrapassar os seus diversos obstáculos recorrendo a técnicas que combinam rapel, escalada, natação e saltos. O visitante pode praticar o esporte em diversos locais como Ribeiro Frio, Ribeira das Cales, Ribeira da Pedra Branca, Ribeira da Hortelã, Ribeira do Passo ou Ribeira do Inferno, entre outros.  

                    

- Escalada:

Para os aventureiros que adoram adrenalina, o destino oferece opções incríveis para escalar. Em Caniçal, as rochas se unem ao mar e proporcionam uma escalada de dificuldade baixa/média com alturas que atingem até 15 metros, sendo apropriada para todas as idades e pessoas com ou sem experiência. Para quem tem o domínio do esporte, a dica é escalar o Pico Cidrão, o terceiro mais alto da ilha, com 1.800 metros. Se for principiante, o melhor é contar com a ajuda de profissionais.

                     

- Coastering:

Essa atividade é para os aventureiros mais corajosos que querem descobrir os lugares mais escondidos da Madeira. O coastering combina rapel, escalada e saltos para o mar e permite ao visitante conhecer as escarpas sobre as baías e as grutas banhadas por águas translúcidas. Praticado especialmente na Baía d’Abra, na Reserva Natural da Ponta de São Lourenço, o local oferece experiências inesquecíveis entre uma paisagem árida, rica em fauna marítima e águas límpidas.

                  

- BTT:

Conhecer a Madeira sobre rodas é uma excelente opção de percorrer as estradas de terra irregulares e com obstáculos, no interior da floresta. A ilha possui todas as condições para a prática da modalidade de BTT (bicicleta todo o terreno) e oferece percursos em três áreas especificas: Pico do Poiso; entre a Fonte do Bispo e os Prazeres, no concelho da Calheta; e no Paúl da Serra.

- Kart:

Para os fãs de velocidade, o kartódromo do Faial oferece uma pista de 1.040 metros, rápida e cheia de curvas, que vai proporcionar boas doses de adrenalina e exigir muita técnica dos pilotos. Além disso, é circundada pela bela paisagem de uma enseada da costa norte da Madeira. As provas são devidamente regulamentadas e podem ser organizadas entre grupos de amigos e empresas. Os competidores recebem troféus e certificados de presença.

- Sobre a Ilha da Madeira:

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. 


Fonte: Lisia Minelli

Comentários