No caminho da sustentabilidade




Afinal, qual o papel da rede hoteleira na preservação do meio ambiente? Sabemos que as empresas têm um papel importante para a redução dos impactos ambientais, seja através da conscientização dos hóspedes, seja através de ações. Mas quais são elas? 

Acredito na sustentabilidade como um propósito, um guia. É por meio dela que devemos traçar nossos planos enquanto empresários e enquanto sociedade no geral. Vivemos em grandes cidades e cada passo importa na responsabilidade que temos de deixar um futuro para as próximas gerações

Por vezes, a tarefa de implementar uma nova mentalidade e inserir a conscientização, ainda mais se tratando de um negócio, não é fácil. É mais do que mudar os hábitos de uma casa, mas sim, de toda uma sociedade. Reforço e acredito muito que esse deve ser o dever de todos e com a participação, por menor que comece, de cada empreendimento, de cada indivíduo e de cada instituição . Não há um manual sobre como devem ser essas ações, ou ainda um guia sobre quais são elas. Mas existe a vontade genuína de colocar algo em prática.

Entendemos, na Master Hotéis, que mais do que uma causa a ser abordada, este tema deve ser pauta diária dentro dos nossos negócios. Por isso, implementamos ações que fazem a diferença na vida do hóspede e que trazem resultados muito positivos para nossa rede. Implementamos painéis solares, otimização de peças de enxoval para redução de lavagem desnecessária, redução de consumo de plásticos e descartáveis, programa de redução no consumo de papel e impressos, separação de resíduos e descarte correto do lixo, são alguns dos principais exemplos. Uma das nossas mais recentes ações foi a criação de uma composteira, que reduz a emissão de poluentes, evita a contaminação do solo e ainda produz adubo natural, que é usado na horta do Hotel.

Estamos aprendendo e nos ajustando, mas há algo que já posso afirmar: uma vez que trilhamos esse caminho, não há mais a opção e nem mesmo a vontade de retroceder. Sempre prezamos pela qualidade no atendimento aos hóspedes e somamos a isso o nosso compromisso com o meio ambiente. Nós, hoteleiros, não só podemos, como temos o dever de adotar práticas mais sustentáveis. 

O bom exemplo para os próximos precisa vir de nós, para que isso seja levado adiante. Não basta querer, tem que fazer. Em prol do consumo consciente.


Fonte: Lívia Trois - Diretora da Master Hotéis