Destinos imperdíveis na Patagônia Argentina

                       


Região localizada no extremo austral da América do Sul, a Patagônia está disposta nos territórios da Argentina e Chile, sendo delimitada a leste pelo Oceano Atlântico e oeste pelo Pacífico. Graças a sua localização, é conhecida por suas condições climáticas extremas e paisagens exuberantes que vão desde pradarias a fiordes e geleiras.

Na Argentina, onde está sua maior extensão, essa região compreende as províncias de La Pampa, Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. E abriga alguns dos atrativos mais conhecidos pelos viajantes brasileiros, como a temporada de esqui de Bariloche, o glaciar Perito Moreno e Ushuaia, a cidade do “fim do mundo”.

Mas a Patagônia não se resume aos passeios mais famosos. O que não faltam por lá são opções de aventura e ecoturismo, como trekkings e trilhas em parques nacionais, navegações pelos lagos andinos, roteiros de 4x4, observação de baleias, entre outros.

Cinco destinos imperdíveis para conhecer na Patagônia Argentina. Descubra:

Bariloche:

Segundo pesquisa da Decolar, Bariloche é o 5º destino preferido dos brasileiros para as férias de julho de 2022. E não é à toa, afinal é um dos lugares mais conhecidos dos brasileiros pela temporada de neve.

Mas engana-se quem pensa que se resume às estações de esqui. Além do famoso Cerro Catedral, há atrações como o Circuito Chico, a Cachoeira dos Cántaros, a Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes.


Em Bariloche, além de praticar esportes de neve, como esqui e snowboard, também é possível se aventurar em passeios de caiaque, kitesurfe, escalada e rafting durante as estações mais quentes.

Villa La Angostura:

A apenas 80 quilômetros de Bariloche, Villa La Angostura está localizada na costa norte do Lago Nahuel Huapi. O destino também é bastante visitado no inverno, principalmente por conta do Cerro Bayo, um centro de esqui local com pistas de diversos níveis de dificuldade.

Mas a cidade também conta com um clima romântico, abrigando pousadas charmosas, hotéis de luxo e restaurantes de alta gastronomia.


E é conhecida como "Os Jardins da Patagônia", principalmente por conta do Parque Nacional Los Arrayanes, que abriga as tradicionais árvores de troncos alaranjados.

El Calafate:

Considerada a capital nacional dos glaciares, El Calafate é a porta de entrada para desbravar os 726.927 hectares do Parque Nacional Los Glaciares, um dos principais atrativos da região patagônica.

E é justamente no parque que está o grande destaque local: o glaciar de Perito Moreno. A enorme geleira tem 250 km² de área e 60 metros de altura e pode ser visitada por meio de um minitrekking, caminhada pelas passarelas do mirante ou ainda em um passeio de barco.

Em El Calafate, vale a pena visitar ainda a Estância Cristina, de onde se pode observar o Glaciar Upsala, e Cerro Frias, que reúne atividades de aventura na montanha, além de fazer passeios de barco, trem ou 4×4 e observação de animais marinhos.

Ushuaia:

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, o que significa que é o ponto mais ao sul do planeta, e por isso recebeu o apelido de “Cidade do Fim do Mundo”.

Repleto de atrativos naturais exuberantes e curiosidades, o destino atrai viajantes aventureiros em busca de trilhas e passeios por parques nacionais, passeios de catamarã no Canal de Beagle, esqui nas montanhas de Cerro Castor, entre outras coisas.


Além de uma visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego, que abriga uma floresta subantártica sombreada por enormes faias, vale a pena conhecer os lagos Fagnano e Escondido, o Cabo San Plablo e a Laguna Esmeralda.

El Chaltén:

El Chaltén, também conhecida como “a Capital Nacional do Trekking”, é um paraíso dos amantes de ecoturismo, reunindo uma infinidade de trilhas e atividades ao ar livre.

Entre os destaques locais estão as Lagunas de los Tres e Capri, que possibilitam avistar o Monte Fitz Roy, já na fronteira com o Chile; o Lago del Desierto e o Glaciar Huemul.


A cidade também é um ótimo lugar para observar animais selvagens, com uma população e aves, incluindo o papagaio da Patagonia, assim como o Huemul sul-andino, uma espécie de veado nativo das montanhas argentinas e chilenas.

Fonte: Patagonia Experiencia Travel - agência especializada em experiências em roteiros pela região.