Conceito de Exonomics se populariza entre organizações e gestores




Um novo conceito para denominar uma economia disruptiva foi desenvolvido na Singularity University. Trata-se do Exonomics, teoria que prevê o crescimento de determinadas organizações com base na abundância de recursos e na democratização do acesso a indústrias fechadas.

As pessoas começam a fazer o que as empresas faziam, enquanto as instituições passam a fazer o que era papel dos governos. As companhias têm pela frente a oportunidade de crescer dez vezes mais rápido com uma visão ajustada às novas tendências de disrupção da economia.

O conceito de Exonomics traz diversos aspectos de transformação. Entre eles, a ideia de PIB como elemento de medição da riqueza de uma população. Esse movimento proporciona novos conceitos de valor na cadeia produtiva que, em um primeiro momento, não podem ser medidos pelo PIB como é feito nos dias de hoje. Em resumo, toda a economia está em transformação.

Com a Exonomics, a propriedade parece estar diminuindo, a virtualização e a descentralização estão em ascensão, o valor dos ativos e o custo de produção estão em queda. O desafio é compreender as mudanças de paradigma e aproveitar a tendência aberta pelas novas tecnologias, visando um crescimento de forma exponencial.

O uso de ferramentas digitais pode potencializar as capacidades de indivíduos e corporações por meio da teoria dos sete P’s, que são:

  • Pessoas;
  • Propriedade;
  • Produção;
  • Preço;
  • Poder;
  • Política;

Além de ter impacto direto na mudança da relação entre oferta e demanda, o avanço da tecnologia e a democratização do acesso a ferramentas de negócio permitirão que pessoas comuns explorem possibilidades antes restritas a governos e empresas. Isso faz com que recursos ociosos sejam compartilhados e os efeitos disso já podem ser sentidos com a desvalorização gradual de ativos físicos e na popularização de serviços virtuais e descentralizados.

O conceito de economia exponencial pode trazer benefícios e estabilidade para empresas e startups. Com o uso da inovação, as empresas conseguem ter um crescimento dez vezes mais rápido do que outras. Na maioria dos casos, essas organizações não estão presas a uma parte do mercado, mas sim atuando em vários setores, deixando as companhias que pararam no tempo para trás. 

Esse método oferece muitas oportunidades para fornecer aos clientes serviços personalizados. Mas, para isso, não se deve ter um pensamento linear querendo o crescimento do modo tradicional.

Fonte: Rica Mello - empreendedor e palestrante.