Como manter o jardim bonito no inverno?


No dia 21 de junho, chegou oficialmente a estação mais fria do ano. Normalmente, com ela, é comum flores simplesmente não nascerem e folhas ficarem secas, quase sem vida. Mas, se você não quer que o seu jardim morra ou fique feio nesse inverno, é muito importante se atentar a alguns detalhes.

O mais importante deles é a irrigação. O inverno é a estação menos chuvosa e, quem não mantém uma regularidade na irrigação pode ver as consequências mais tarde. Por outro lado, é preciso cuidado para não irrigar em excesso, o que pode ocasionar a proliferação de fungos.

Por esse motivo, dependendo do tamanho do jardim, vale a pena investir num sistema de irrigação. Com ele, é possível distribuir a quantidade ideal de água para cada tipo de espécie, evitando assim a falta ou o excesso de água para cada uma. Outra vantagem é o uso inteligente da água. Esses sistemas trabalham com captação de água de chuva, o que significa economia financeira e consciência ambiental, resultando numa beleza muito mais sustentável.

Outra dica importante é adubar o solo. Muitas espécies cessam as atividades durante esse período, enquanto se preparam para a primavera. Portanto, esse é um momento para cuidar da terra, facilitando a oxigenação e intensificando o fortalecimento.

Algumas plantas são mais resistentes às baixas temperaturas, não exigindo grandes esforços, como é o caso das coníferas, os populares pinheiros. Já as plantas tropicais, hortaliças e árvores frutíferas precisam de mais atenção.

Muitas requerem poda nessa época. Retire folhas mortas e galhos secos, mas preserve as que estão com botões. Ao cortar a grama, é importante retirar os resquícios com uma vassoura apropriada, evitando danificar o jardim. É importante que o gramado não receba tráfego, principalmente no início, quando a terra está assentando.

Mantendo todos os cuidados necessários, além da manutenção preventiva, a probabilidade do seu jardim resistir às baixas temperaturas é muito maior. Mais do que preservá-lo, cuidar dele nesse momento significa prepará-lo para estar ainda mais bonito quando a primavera chegar.

Fonte: Danny Braz - engenheiro e fundador da Regatec.