Profissionais com doutorado podem atestar métodos defendidos


Título de Doutor, que é de natureza acadêmica é conferido ao pesquisador que é apto a desenvolver um trabalho inédito.

Doutor é um pronome de tratamento muito utilizado no Brasil, cujo fundamento acadêmico não é exigido. Médicos, dentistas, advogados, profissionais liberais ou pessoas com altos níveis sociais são chamados de doutores. 

Isso parece certa "banalização" que atribui o Doutor como pronome de tratamento e não como título acadêmico, conferido a partir de requisitos legais muito bem definidos, em instituições de ensino reconhecidas e credenciadas.

O título de Doutor, adquirido quando se forma em doutorado ou PhD, que são similares e de natureza acadêmica, é conferido ao pesquisador que é apto a desenvolver um trabalho inédito, não apenas no tema, mas também na abordagem efetuada, conceito ou método. 

O trabalho é examinado por uma banca composta por no mínimo três pessoas portadoras do mesmo título acadêmico. Os títulos universitários são utilizados em instituições de ensino, pesquisa ou extensão universitária, assim como validada a sua credibilidade mediante a sociedade como um todo.

As opiniões emitidas por acadêmicos geralmente são consideradas válidas nas áreas em que possuem o reconhecimento. Nada os impede, entretanto, de desenvolvê-las sobre outras áreas, que não a do título acadêmico. 

Assim, o doutor, quando tem um tema para o qual as evidências se comprovam, essa pessoa pode, sim, validar sobre o tema. Assinar em baixo como se costuma dizer. Contudo, em se tratando de um tema cuja credenciação acadêmica não lhe foi devidamente outorgada, esse mesmo Doutor não poderá atestar a veracidade do que lhe foi apresentado.

O título acadêmico de Doutor é atribuído a quem se torna ‘Doutor em alguma coisa’, quando se forma em doutorado ou PhD como é no exterior, e não existe uma outra titulação acadêmica de forma genérica.

Quando se refere a publicações acadêmicas, principalmente em revistas de alto prestígio, Sandra explica que os textos devem sempre ser submetidos à análise de pesquisadores previamente credenciados. Nesse caso, a consultora explica que existe o princípio duplo cego.

O princípio duplo cego consiste nos examinadores do texto, que sempre são dois doutores. Não saberem quem é o autor, ao menos até que haja a aprovação é uma exigência para ambos examinadores e às vezes pelo próprio Conselho Editorial do trabalho apresentado. Como dito anteriormente, podendo ser necessário passar pela banca composta por três doutores da mesma área.

Ainda segundo a especialista, no caso de títulos em Ciências Humanas e Sociais, quando se trata de uma opinião polêmica, às vezes é aceita, a fim de provocar debates. 

Já em Ciências Biológicas ou Exatas, em razão da própria natureza das áreas, os critérios tendem a ser mais rígidos, devendo representar, a experimentação do que é sugerido, ou seja, o estudo de caso.


Fonte: Sandra Raphael, Administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics – Lisbon, Portugal. Master Coach certificada pela The International Association of Coaching e SLAC Sociedade Latino Americana e tem Certificação Internacional de Chief Happiness Officer.