Pontualidade te dá empregabilidade!

      

A pontualidade diz muito sobre a conduta da pessoa no ambiente profissional. Em um mundo corrido, com agendas complexas e muitos afazeres, cumprir horários, agendas e entregas está cada vez mais desafiador; não é verdade? Todavia, é importante lembrar que ser pontual não é diferencial, mas o mínimo que você pode demonstrar nas relações humanas. Como diria o provérbio inglês: - “a pontualidade é a cortesia dos reis e obrigação dos educados.”

É importante saber que a pontualidade é um pré-requisito para alçar novos voos em direção ao seu desenvolvimento profissional. “Sinceramente, desconheço alguém que tenha construído uma relevante carreira profissional com a fama de estar sempre atrasado para seus compromissos ou nas entregas de seus afazeres.

Atrasar-se para uma reunião ou deixar de entregar trabalhos que já estavam acordados, mostra o claro descaso com suas obrigações e também pode dar sinais de incompetência. A pontualidade é uma forma de expressar a importância que cada compromisso tem para você, assim como o respeito que você tem pelas pessoas que estão envolvidas com o que será realizado. Logo, controlar o próprio tempo é uma responsabilidade entre tantas outras que permeiam nosso dia.

Em meio à rotina de cada um, com centenas de e-mails para ler na semana ou mesmo mensagens no WhatsApp, quem consegue controlar seus horários com rigor e estar na hora marcada em locais previamente estabelecidos agrega valor à sua imagem pessoal e profissional. Já o atraso demonstra a imagem de uma pessoa atrapalhada, que tem dificuldades de cumprir o que promete.

No campo profissional, quem se mostra incapaz de gerenciar o próprio tempo, em certos casos, poderá perder oportunidades de posições hierárquica maiores. E vamos combinar: se perceber que vai atrasar para algo, sinalize imediatamente, afinal lidamos sempre com expectativas e nada pior do que pessoas que não cumprem o combinado.

A pontualidade, segundo o caça-talentos, demonstra sua capacidade de gerenciar o próprio tempo e, por consequência, a aptidão de gerenciar equipes e projetos. Sendo assim, lembre-se disso quando chegar atrasado em seu próximo compromisso


Fonte: David Braga -  headhunter e CEO da Prime Talent Executive Search