O que é religião e qual a sua importância social?




A religião é um sistema de regras e valores morais que são estabelecidos por meio de crenças e práticas que caracterizam um grupo de indivíduos. Um aspecto importante de mencionar é dizer que as religiões servem de ponto entre o mundo humano e o espiritual, além de explicar a origem das coisas, como o mundo e o universo.

Mas você sabe de fato o que difere a religião de todo o resto? Essa diferente de uma crença particular, possui um caráter público, ou seja, a religião só é religião enquanto constituída por um grupo expressivo de seguidores que apresentam um comportamento organizado e hierárquico. 

Segundo um estudo feito em 2018, pessoas que seguiam uma religião na China, um país com maioria ateu, eram mais felizes que aqueles que não seguiam nenhuma religião, pois fazem com que os indivíduos tenham mais interações sociais e desenvolvam amizades baseadas nos valores morais em comum.

Se trata também de uma influência positiva na vida das pessoas de uma maneira um pouco mais intrínseca, pois várias religiões incluem a pratica da meditação, que auxilia no bem-estar do indivíduo. Porém, é necessário também atentarmos nos efeitos psicológicos do fanatismo religioso, enquanto a religião pode ser um interessante caminho para tratar a depressão, por incentivar relacionamentos entre pessoas da mesma crença e criar uma rotina ligada ás práticas religiosas que pode servir de motivação para o indivíduo.

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.


Fonte: Rodrigo Moraes - escritor, bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia e Ministério.