Dia de celebrar e aplaudir o Profissional da Contabilidade




O termo profissional da contabilidade é utilizado para designar tanto os técnicos em Contabilidade, com graduação em nível médio, quanto os contadores, com formação em curso de Ciências Contábeis. A diferença está em algumas atividades que são prerrogativas exclusivas dos contadores como perícia, auditoria e revisões contábeis.

Na história, os registros contábeis passaram a ter notoriedade no Brasil ainda no período colonial, época em que surgiram os armazéns alfandegários. No reinado de Dom João I, eles ganharam maior amplitude devido às fiscalizações de despesas e receitas. Com a chegada da família real a Contabilidade só progrediu, inclusive, devido a criação do Banco do Brasil.

Nos últimos anos, a profissão passou por mais uma grande mudança com a harmonização das Normas Contábeis Brasileiras, das normas para a área pública e para auditoria aos padrões internacionais. O papel do profissional da contabilidade nas empresas também mudou. Ele deixou de ser apenas o responsável por encargos burocráticos e assumiu a posição de gestor e líder. Sabemos que é o profissional da contabilidade que detém as informações que auxiliam os empresários a tomarem as melhores decisões estratégicas.

Além dos impactos causados na área de saúde pública, a Covid-19 promoveu uma série de consequências econômicas que obviamente afetaram diretamente o dia a dia dos profissionais e escritórios de contabilidade, mas a cada dia, todos estão vencendo os obstáculos, com trabalho, foco e perseverança.

Segundo dados de março de 2022, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 521.993 profissionais da contabilidade possuem registro ativo no Brasil. São Paulo é o estado com o maior número de profissionais registrados: 152.083, número que corresponde a 29% do total. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o Brasil.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) parabeniza e aplaude os profissionais paulistas (e de todo o país) pelo Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril.


Fonte: José Aparecido Maion - presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).