Roteiros para viajar na história do Brasil





Um dos maiores prazeres de uma viagem é conhecer um pouco da história local, e o Brasil, com seu extenso território, oferece várias opções de destinos para quem quer aprender mais sobre o país.

Roteiros para redescobrir o Brasil através do turismo.

- Costa do Descobrimento, Bahia:


Se em 1500, as caravelas de Pedro Álvares Cabral foram as primeiras a aportar na Bahia, hoje o destino é consagrado como uma das regiões mais belas e desejadas do país. Foi em Porto Seguro que a colonização no Brasil se iniciou. A rota pela Costa do Descobrimento, tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco,inclui o Marco do Descobrimento e o Museu de Porto Seguro e as paradisíacas Arraial D’Ajuda e Trancoso.

Para quem quiser mergulhar na história da cultura indígena da região, a Pousada Tutabel, em Trancoso, oferece a experiência de conhecer uma aldeia Pataxó. A visita é uma parceria com a Aldeia da Caldeira e conta com palestra, tour pelas ocas, degustação de peixe e a possibilidade de pernoite.


A exuberante Mata Atlântica, que surpreendeu os primeiros portugueses a chegar no Brasil, também pode ser observada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Rio do Brasil, uma área de 975 hectaresrestaurada pelos proprietários da Pousada Tutabel. O Rio do Brasil foi o primeiro a ser mapeado no país, em 1502, e pode ser percorrido em um tour de caiaque.

A Pousada Tutabel é referência de luxo e serviço de qualidade no litoral baiano. Com localização privilegiada, a pousada fica em uma faixa de areia exclusiva da praia de Itapororoca e a alguns minutos do badalado Quadrado, o coração de Trancoso.

- Cidades Históricas:


Já o Rio de Janeiro, capital nacional entre 1763 e 1960, preserva as ruas de pedras e os casarões, que transportam os turistas a um passado distante.


Com a capital do Brasil sendo transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, as cidades cariocas ganharam destaque. O clima ameno da região serrana conquistou Dom Pedro II, que coroou Petrópolis com um refúgio de verão para a corte portuguesa. O casarão hoje abriga o Museu Imperial e guarda relíquias do Segundo Reinado (1840-1889), como joias, móveis e documentos.



É também em um casarão construído em 1875 que está o Hotel Solar do Império. Logo na entrada, as imponentes colunas neoclássicas e os jardins surpreendem. O chá da tarde no restaurante Imperatriz Leopoldina e o café da manhã, servido a qualquer hora do dia, são um dos destaques. A localização privilegiada coloca alguma das principais atrações da cidade a uma pequena caminhada do hotel.

Já Paraty foi fundada em 1667 e rapidamente se tornou um polo econômico. A cidade se desenvolveu no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e ainda hoje preserva as construções que marcaram época, com ruas de pedras irregulares e casarios coloridos.


É ali no Centro Histórico que se destaca a Pousada Literária, hospedagem oficial da Flip, a maior festa literária nacional. A pousada tem um ambiente sofisticado e aconchegante, que se destaca entre os mais românticos do destino. São apenas nove suítes, 13 apartamentos e três vilas. Há ainda a possibilidade de se hospedar na Casa no Saco do Mamanguá, que fica ilhada em um braço de mar.

Cercada por uma densa mata, Paraty guarda trilhas abertas nos séculos 18 e 19 e que levam para inúmeras cachoeiras. A cidade também é ponto de partida para deliciosos passeios de barco em direção a ilhas e praias da região, como Trindade, Ilha do Araújo e Ilha dos Cocos.


Pertencendo ao mesmo grupo da Pousada Literária, a Fazenda Bananal, construída no século 17, pode completar a experiência em Paraty. Aberta recentemente para visitação, a Fazenda Bananal reconta a história dos diversos ciclos de produção no Brasil: desde a cana, o açúcar e a farinha de mandioca aos dias de hoje.


Com um olhar voltado para sustentabilidade, a Fazenda Bananal apoia o desenvolvimento da agropecuária sustentável para visitantes e agricultores familiares locais.Na atividade educacional, crianças e adultos aprendem sobre a importância da produção sustentável para a saúde e a proteção da natureza. 


Além de restaurar o casarão, o grupo responsável pela Fazenda Bananal se dedica ao reflorestamento da área de Mata Atlântica e já plantou cerca de 21 mil mudas desde 2015.

Fonte: Andréia Wingeter/ Eveliny Bastos-Klein