Impacto econômico do conflito entre Rússia e Ucrânia


Qualquer tipo de conflito pode prejudicar a economia global, uma vez que eles podem comprometer a execução de acordos comerciais que envolvem os países conflitantes. No caso da Rússia e da Ucrânia, países que detém petróleo, gases e minerais diversos, os efeitos poderão acentuar a já vivida crise mundial decorrente da pandemia.

Para investidores, todo o tempo de guerra é também de incertezas, então é importante que tenham cautela ao alocar ou realocar os investimentos em ativos relacionados diretamente a esse conflito, como petróleo e minerais.

Desde a última semana, o mundo vem passando por algumas dúvidas de como as coisas irão proceder. Economicamente, a guerra não teve um impacto tão grande como o que é previsto para os próximos meses.

As sanções anunciadas pelos Estados Unidos e países membros da OTAN, embora sejam objetivas, ainda demonstram pouco ou nenhum efeito. No entanto, caso sejam mantidas por algum tempo, podem abrir espaço para que o mercado global e países emergentes, como o Brasil, sejam maiores no fornecimento de commodities.

A Rússia é muito forte na produção de petróleo, minerais e minérios, enquanto o Brasil não é autossuficiente em nenhuma dessas áreas. Ainda assim, com as sanções aplicadas ao país, é possível que uma via se abra para a venda de alguns desses produtos e de insumos agrícolas, mas dificilmente qualquer país substituiria a Rússia.

Uma das decisões mais impactantes para a Rússia nesse período foi o bloqueio ao sistema de pagamentos Swift, que oferece rapidez e menor custo no que se refere a transações financeiras interbancárias internacionais. Essa também é uma situação que atinge as relações comerciais do país com todo o mundo.

Mas o conflito ainda pode ser bastante prejudicial para todos os países. O valor do barril de petróleo teve aumento significativo e trata-se de uma commodity muito importante, visto que esse encarecimento acaba gerando efeito cascata em todo o setor de produção, influenciando o preço final de diversos produtos, além dos índices de inflação em todos os países.

No entanto, existem também outros efeitos que já estão ocorrendo, como a suspensão de novas compras e contratos de fosfato e enxofre, itens fundamentais para as lavouras, como as milho e cana de açúcar no Brasil. A longo prazo sentiremos a escassez de minerais russos empregados nas lavouras brasileiras e isso impactará de maneira negativa o nosso PIB futuro. Produtos como chips e condutores, já escassos, também podem ter uma perda pela falta de metais nobres russos.

No momento existe um grande alarme e provavelmente por essa razão as indústrias multinacionais suspenderam cotações e fechamento de novos contratos, mas essa tensão tende a ser normalizada, porque a economia não pára e a produção também não.

Certamente essa questão deve comprometer a nossa expectativa, por hora, de produção, além de refletir no aspecto financeiro de aumento na produção final, visto que o valor de diversos insumos já disparou no mercado internacional.


Fonte:Caio Mastrodomenico - analista político e econômico e CEO da Vallus Capital