Gastronomia no Alentejo: restaurantes para provar as delícias da região

                               


Uma das melhores formas de se aprofundar na cultura de um destino turístico é por meio da sua gastronomia. E, a região do Alentejo, em Portugal, é a escolha certeira para vivenciar experiências inesquecíveis, provando e descobrindo os sabores e ingredientes da culinária local.

Além de paisagens impressionantes, vilas medievais charmosas e uma riqueza em patrimônios históricos, o Alentejo também esbanja uma gastronomia autêntica, com pratos tradicionais como as sopas de peixe, as açordas, as migas com carne de porco, o gaspacho, o ensopado de borrego, os pratos de caça e a doçaria conventual.

Em uma viagem por lá, o ideal é estar preparado para se deliciar com essas iguarias. Por isso, separamos alguns restaurantes para provar o melhor que a região tem a oferecer em forma de pratos. 


Confira!

- Restaurante Fialho (Évora):

É difícil encontrar um amante de gastronomia que não tenha ouvido falar no Restaurante Fialho, em Évora. Com pratos tradicionais da culinária local, o estabelecimento tem mais de 70 anos de história e é praticamente um embaixador dos sabores alentejanos entre os turistas.


As entradas são inesquecíveis, como opções como empadas de caça, bacalhau com grão-de-bico e salada de polvo. Entre os pratos principais, destacam-se as típicas bochechas de porco preto ao vinho tinto, sempre acompanhados de vinhos impecáveis, como o célebre Pêra Manca.

- Esporão (Reguengos de Monsaraz):

Um ícone da enogastronomia alentejana, a Herdade do Esporão é famosa mundialmente por seus vinhos premiados e azeite de sabor sem igual. E, recentemente, a propriedade abriga um dos primeiros restaurantes da região premiado com uma estrela Michelin e uma estrela Michelin Verde, que atribui um reconhecimento às práticas sustentáveis do estabelecimento.


É liderado pelo chef Carlos Teixeira, que utilizando produtos frescos locais – 80% dos legumes usados são cultivados na propriedade – criou dois menus degustação, um com cinco e outro com sete pratos, que podem ser harmonizados com os rótulos da casa.

- Hotel Santa Luzia (Elvas):

O restaurante do hotel conta com um dos pratos mais icônicos do Alentejo, o Bacalhau Dourado. A iguaria se tornou muito famosa após ser servida em uma reunião política entre Portugal e Espanha, em 1947, e atrai os amantes da gastronomia alentejana até hoje. O prato também está citado no Guiness como o maior bacalhau dourado do mundo, pois foi elaborado e servido para mais de 3 mil pessoas, durante evento no Coliseu de Elvas, em 2011.


Há outros pratos que remetem toda a essência da culinária alentejana como a Sopa da Panela, receita tradicional à base de pão, enchidos de porco, borrego (carneiro) alentejano e hortelã, e a Sericaia com Ameixas, típico da cidade de Elvas.

- Restaurante Sem Porta (Comporta):

Situado em um dos destinos de veraneio mais famosos no Alentejo, o charmoso hotel Sublime Comporta é rodeado por pinheiros, lagoas, dunas e arrozais e oferece muito sossego.


É neste ambiente fascinante que está situado o Sem Porta, restaurante com arquitetura inspirada nos antigos celeiros da região. Os produtos locais, sempre frescos, são utilizados em receitas tradicionais que ganham uma apresentação cheia de elegância e criatividade, com um cardápio que respeita a sazonalidade dos ingredientes.

- Mercearia Gadanha (Estremoz):

Comandado pela chef brasileira Michele Marques, a Mercearia Gadanha conta com muitas iguarias do Alentejo. É um restaurante despretensioso e, à primeira vista, parece apenas uma ótima opção para curtir petiscos e tomar vinho. Mas o cardápio que enlaça toda a essência alentejana faz com que o espaço seja concorrido.


Entre os destaques do cardápio estão o mil-folhas de bacalhau e os croquetes de borrego (cordeiro). Vale conferir também os produtos da mercearia, que incluem chás, chocolates, vinhos, azeites, queijos, entre outros.


- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 


Fonte: Jessica Ferreira