Descubra por que não se vê aurora boreal no Brasil

                                  


                                                                        
Um dos fenômenos mais bonitos da natureza, a aurora boreal só pode ser vista no polo norte da Terra. Mas qual o motivo dela não ser visualizada no Brasil?

A existência da aurora boreal depende da atividade dos raios solares, do impacto das partículas de vento solar e também do campo magnético terrestre. A combinação que resulta em cores fortes em tons diversos não acontece no Brasil, porém o hemisfério sul possui um fenômeno parecido, ainda que também não possa ser visualizado em nosso país.

A chamada aurora austral acontece no extremo sul da Terra e países como Austrália, Ilhas Falkland ,Tasmânia e Nova Zelândia, são locais com boas chances de encontrar as Luzes do Sul.

Para o brasileiro Marco Brotto, conhecido como O Caçador de Aurora Boreal, a beleza dos dois fenômenos é indescritível e em ambas é preciso averiguar as condições climáticas para aumentar as chances de presenciar as luzes.

"Eu achava, como muitos, que a aurora boreal era uma atração turística. Mas as buscas são muito difíceis, por isso me especializei em ajudar as pessoas a encontrar o fenômeno. Quem sonha com a aurora boreal precisa buscar especialistas para conseguir visualizar, do contrário a experiência não será a mesma", diz Brotto.

O Caçador de Aurora Boreal relata que os brasileiros são fãs de aurora boreal e um dos principais povos a procurar locais para visualização, principalmente as brasileiras. 

"As mulheres são fãs da aurora boreal e posso dizer que correspondem a mais de 80% dos turistas nas minhas expedições. Todas em busca de realizar um sonho que, infelizmente, não conseguem no Brasil", destaca.

Ao longo de uma década Brotto já realizou quase 100 expedições, é referência quando se fala em aurora boreal nos países nórdicos.


Fonte: Bianca Smoralek