Abismo Anhumas, uma maravilha do planeta agora mais acessível


Abismo Anhumas, com suas águas transparentes, é um dos pontos mais requisitados e simbólicos em Bonito (MS), cidade referência em ecoturismo no Brasil.

Os paredões que cercam o abismo, preservando um lago subterrâneo de águas límpidas que guardam um verdadeiro tesouro geológico, não são barreira mesmo para quem apresenta mobilidade reduzida ou Pessoas com Deficiência (PCD).

Para chegar a esse mundo mágico, agora há um rapel elétrico, certificado pelo Sistema de Gestão da Segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a chancela do Inmetro. A operação desce e sobe o visitante nos 72 metros de paredão, inclusive cadeirantes, em poucos minutos e com total segurança.

O Abismo Anhumas conta com estrutura adaptada e profissionais capacitados, oferecendo todo o suporte e segurança para visitação, desde o checkpoint na cidade, importante para a prova do equipamento e orientações técnicas, até a visita a caverna, descida e descoberta do imenso lago, sua floresta de cones submersa, com formações calcárias (estalagmites), que mais parecem um cenário de outro planeta… ou de ficar abismado, como dizem ficar os visitantes que por ali passam. Lá embaixo, a luz do sol que penetra por fendas das rochas, cria cortinas iluminadas, fazendo o local ainda mais especial/único.

A flutuação, que traz uma sensação de leveza, pois nos sentimos abraçados por águas com temperatura em média de 18ºC, onde é possível visualizar com snorkel a encantadora floresta, pode ser feita também por pessoas com deficiências.

Até quem nunca praticou mergulho pode optar pelo mergulho no Abismo na modalidade “batismo”, onde o visitante receberá todas as instruções necessárias para o uso de cilindros e será capacitado para mergulho de até 8 metros de profundidade, sempre acompanhados por mergulhadores profissionais, podendo visualizar/adentrar em todo o esplendor da “floresta de cones”.

Já os mergulhadores experientes e certificados podem chegar aos 18 metros de profundidade, explorando esse mundo subaquático, silencioso, encantador, surpreendente, que presenteia o visitante com a real sensação de integração com a natureza e uma paz notável.

Além do rapel elétrico e da opção de mergulho batismo outra novidade é que o Abismo abriu uma opção mais acessível com a contemplação, onde o visitante opta por não fazer atividades aquáticas e, além do rapel elétrico, os menos aventureiros podem apenas contemplar o cenário único em um passeio de bote, sobre as águas transparentes, passando por formações rochosas com formas inusitadas, e acompanhados por guias que trazem todas informações e histórias sobre o local.

O Abismo Anhumas é referência em acessibilidade, segurança e busca democratizar o acesso aos atrativos da região, dando a oportunidade para todos vivenciarem o ecoturismo e durante a experiência de conhecer Bonito na Serra da Bodoquena (MS), um dos paraísos do nosso planeta.

Fonte: Claúdio Lacerda Oliva

Comentários