Natal: a comemoração pode ser inclusiva com múltiplas religiões?


O Natal é uma das mais importantes datas festivas do cristianismo, sendo celebrado anualmente no dia 25 de dezembro. Nessa festa, os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu em Belém, na Palestina. Em outras religiões essa data também é comemorada - mas com um significado diferente. Embora sejam significações divergentes, a mensagem da data é a mesma: amor ao próximo e união. 

Lucas de Briquez, Diretor Administrativo da Teia Multicultural e CEO da Asas Educação, explica um pouco das múltiplas interpretações de religiões que rodeiam a data:-“em um mundo repleto de diversidade religiosa, há também diversas interpretações sobre o Natal. Na umbanda, por exemplo, a data também é lembrada como o nascimento de Oxalá. No hinduísmo, é vista como o nascimento de mais uma manifestação de Vishnu, um dos principais deuses hindus”, pontua. 


No judaísmo, em dezembro é comemorado o Chanucá, que começa após o pôr do sol do dia 24 de dezembro. A festividade dura 8 dias, onde é celebrada a vitória da luz sobre a escuridão. Segundo Lucas de Briquez, no último mês do ano, a Escola Teia Multicultural promove atividades que mostram aos alunos as múltiplas interpretações religiosas sobre o mês. O contato com múltiplas culturas permite aos alunos ampliar sua visão sobre a diversidade religiosa e cultural que existe no mundo e também promove o respeito às diferenças. 


“Não podemos esquecer que vivemos em um país cujo Estado é laico, ou seja: há garantia de liberdade religiosa para todos. Portanto, dentro do ambiente de ensino, é fundamental que todos os alunos - independente de crença, se sintam incluídos” declara Georgya Corrêa, Idealizadora e Diretora Pedagógica da Teia Multicultural e Diretora Pedagógica da Asas Educação.


Fonte: Jenifer da Silva