Final de Ano chegando: devo ficar triste ou feliz?






Chegou dezembro novamente e com ele a época das festas de fim de ano em que a maioria das pessoas oscilam entre a nostalgia de tempos que não voltam mais e a ansiedade deste período quando parece que o mundo vai acabar no próximo dia 31.

O primeiro contato começa na primeira música natalina somados aos ornamentos espalhados por todos os meios de comunicação. Com isto também chega o convite da lembrança do passado ou a preocupação com o futuro.

A grande maioria das pessoas relembra os bons tempos, quando ainda se era criança e esperava a chegada do bom velhinho com presentes. Seria uma boa memória se não estivesse carregada de melancolia e tristeza de “tempos que já não voltam mais”.

Outro convite é entrar no ritmo acelerado e ansiedade de compras que são oferecidas para que o consumo aumente junto com a sua necessidade de acompanhar a insanidade que acomete a todos.


Verdade! Esta é uma época cheia de convites.

- Convite à tristeza

- Convite à melancolia

- Convite a ansiedade beirando a insanidade

Mas será que tem sempre que ser assim?

Pois bem! Eu lhe convido desta vez a fazer diferente. Ao invés de lamentar:

Use suas memórias para contar histórias alegres e prazerosas de ouvir, com direito a situações que possam gerar boas risadas.

No Consumo: sente-se e faça a lista de presentes para as pessoas que são importantes para você e as que lhe servem o ano todo. Compre presentes significativos. Priorize as Ongs que oferecem artesanato e ajude pessoas sérias com objetivos de também ajudar outras pessoas com o seu consumo.

Na Tristeza: Aproveite para agradecer a oportunidade de ter vivido momentos felizes e principalmente para apreciar o que tem no presente. Assim você vibrará na frequência maior que existe, a do Agradecimento que, no mundo quântico, fará com que você seja retribuído pelo Universo com mais motivos para agradecer.

Com estas pequenas mudanças posso lhe garantir que o seu final de ano será diferente dos outros e se tornará inesquecível.

Você sempre terá motivos para continuar se lamentando sobre o passado que não volta mais, sobre o presente que é um fardo e sobre o futuro que lhe amedronta ou ter boas memórias para compartilhar, agradecer o presente e imaginar o futuro maravilhoso que chegará.

Mas, lembre-se! A escolha sempre será sua.


Fonte: Margareth Signorelli - profissional com formação internacional.Fundadora do ILE - Instituto de Liberação Emocional.