O que te apreende?


Sabemos que neste mundo a busca pelo sucesso é incessante e aí pode estar a maior armadilha de todas. Você sabe de forma profunda o que representa esta palavra para você?

Muitas vezes acabamos “comprando” um padrão que nos é vendido de diversas formas; através do que poderíamos chamar aqui da moda ou daquilo que querem que você faça, seja ou adquira.

Veja que muitas vezes a atuação de forma automática, sem usar o pensamento crítico e intuitivo faz com que muitas pessoas acabem atuando como em um teatro; com falas prontas onde o autor designa tudo que ali ocorrerá.

Neste momento trago uma pergunta: Você quer estar a vida toda na plateia ou quer subir em palcos que fazem sentido a você?

Quer fazer parte da agenda de outras pessoas ou quer equilibrar este jogo construindo a sua própria agenda?

O primeiro passo sem dúvida é o autoconhecimento; como construir sua agenda; ou aquilo que realmente faz sentido se você não se conhece em profundidade?

Costumo falar que o autoconhecimento deveria ser política pública e esta frase que está em meu livro “O Código da Realização” é uma das que mais são referenciadas por grandes profissionais como a Leila Navarro por exemplo; porque de fato é um passo essencial em nossas vidas.

A partir deste exercício conseguiremos tomar decisões mais coerentes e que possam ir ao encontro de quem nascemos para ser; ou seja, não nos desviaremos tanto de nossas maiores potencialidades.

Podemos então partir para um segundo passo que é estabelecer um propósito de vida; mergulhando naquilo que faz sentido para nós.

Com o descobrimento de seu propósito na vida; você poderá buscar meios de expressá-lo tanto profissionalmente como nas relações pessoais.

Adiante poderá estabelecer um sonho que valha à pena ser perseguido; e se é para sonhar que seja um sonho grande!

Aqui gostaria de trazer algo que considero muito importante que é o fato de não criar sonhos que possam beneficiar apenas a si e sim aquele que possa envolver muitas pessoas e beneficiar gente que talvez nunca nem conheceremos, mas que nos dará muita força nos momentos de dificuldade visto que eles chegarão.

Quando os momentos de dificuldade chegarem você deve pensar que seu sonho irá beneficiar muita gente assim você ganhará uma força enorme para não desistir.

Aqui temos o grande segredo da Realização!

Após ter escrito o livro “O Código da Realização” muitos me perguntam em mentorias; sessões de coaching e palestras sobre alguns dos itens mais importantes em busca da Realização.

Costumo falar e trazer alguns exemplos e histórias a depender do contexto, mas de modo geral gosto de trazer duas palavras: Ação e Perseverança.

A primeira palavra é fundamental visto que representa aquele impulso inicial que faz com que você coloque sua intenção em movimento e nos faz lembrar a frase do grande mestre Lao Tzu: “Toda grande jornada começa pelo primeiro passo”.

Após ler um belo livro, participar de uma palestra impactante, ou de uma sessão de coaching ou mentoria o que fará a diferença são as ações que tomará a partir dali.

A segunda palavra é ainda mais poderosa; visto que há uma quantidade razoável de pessoas que conseguem romper a primeira fase da inércia e colocam o time em campo através das primeiras ações.

De outro lado após as ações iniciais, muitos acabam desistindo no meio do caminho e não tem a perseverança necessária para curtirem o caminho e atingirem a meta ou ainda melhor realizarem os seus sonhos!!!

Deixo então aqui nestas poucas palavras a importância do autoconhecimento; conheça-te; depois suba nos palcos da vida através da Ação e finalmente não seja mais um a morrer no meio da praia e tenha perseverança; assim encontrarei você no local mais bonito que existe que é aquele em que você consegue unir os pontos passados e perceber que realizou aquilo que tanto sonhou e que percebeu que se transformou em quem deveria ser!!!

Diga sim a você e seja feliz!!!


Fonte: Wagner Motta – Escritor, palestrante e mentor de carreira & empreendedorismo