Istambul é destaque no cenário cultural e artístico


Previsto para ser uma grande atração para os residentes da cidade e milhares de turistas de todo o mundo, o Centro Cultural Atatürk de Istambul reabriu suas portas para os amantes da arte em 29 de outubro de 2021, no 98º aniversário do Dia da República Turca, em uma cerimônia resplandecente com a presença do presidente Recep Tayyip Erdoğan. Conhecida como Atatürk Kültür Merkezi (ou AKM, em suma) pelos habitantes locais, a estrutura contemporânea recém-construída faz referência ao seu design antigo e icônico.

O AKM é um dos investimentos mais importantes da Rota da Cultura de Beyoğlu, estabelecido pelo Ministério da Cultura e Turismo como um dos maiores projetos de arte e cultura de Turquia até hoje. O Centro marca o início da avenida da cultura, e sua reabertura inaugura do Festival Internacional da Rota da Cultura Beyoglu, também desenvolvido pelo Ministério da Cultura e Turismo.

O Presidente Recep Tayyip Erdoğan e o Ministro da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, inauguraram o Centro Cultural Atatürk de Istambul em uma cerimônia de abertura com a presença de figuras proeminentes das esferas empresarial, artística e acadêmica, bem como representantes de organizações não governamentais, e meios de comunicação locais e estrangeiros.


Completamente reconstruído em 2 anos e meio pelo Ministério da Cultura e Turismo a um custo de TL 2 bilhões, o AKM dá as boas-vindas aos visitantes durante todo o ano contando com um auditório de Ópera de 49.000 metros quadrados e 2.040 lugares, equipada com tecnologia de ponta. O Centro também possui um Theatre Hall com 16.300 metros quadrados e 802 lugares, a Galeria AKM de 410 metros quadrados além do Salão Multifuncional AKM.

Além dos salões citados, o AKM oferece uma área interna de aproximadamente 100.000 metros quadrados, composta por Galeria, Salão Polivalente, Centro de Arte Infantil, plataforma musical, estúdio de gravação musical e biblioteca projetada como centro de informação para tópicos especializados, como música, arte, arquitetura e design. 

O complexo renovado inclui ainda o AKM Yeşilçam Cinema e espaços como a Design Shop, com zonas de ensaio, salas de estudo para solistas e orquestras, restaurantes, cafetaria, livrarias, workshops e unidades administrativas e técnicas.



- A estreia mundial da Ópera Sinan realizada na abertura do AKM:

Composto a pedido do Presidente Erdoğan, a "Ópera Sinan" estreou mundialmente na reabertura do AKM. Encenada pela Ópera e Balé Estadual de Istambul, a ópera, obra original de um compositor turco, foi levada ao palco pelo renomado diretor italiano Vincenzo Grisostomi Travaglini.

A performance épica, centrada em Mimar Sinan, um dos maiores arquitetos do mundo, é dirigida pelo maestro Gürer Aykal. A ópera foi composta pelo compositor de música clássica turca contemporânea Prof. Hasan Uçarsu, e o libreto foi escrito pelo Dr. Bertan Rona, com base no roteiro de mesmo nome de Halit Refiğ.


O público é apresentado aos eventos ocorridos durante a construção da Mesquita Mihrimah Sultan e da Mesquita Süleymaniye. A construção deste último, considerada a obra-prima de Mimar Sinan, se estendeu por sete anos, fazendo com que alguns funcionários do estado se posicionassem contra Sinan. A ópera também aborda as vitórias otomanas, a tradição de ser um grande estado e os valores espirituais no contexto da amizade de Suleiman, o Magnífico, e Mimar Sinan.


- O novo AKM será o coração cultural de Istambul:

O AKM, que desempenha um papel vital no objetivo de Istambul de se tornar um centro de artes líder globalmente, continuará sua missão de cultivar, apoiar e apresentar a arte, atraindo visitantes de todas as esferas da vida para experimentar um rico conteúdo. O novo AKM servirá de exemplo para estruturas semelhantes na Turquia.

O modelo de funcionamento do edifício, concebido com a mais recente e avançada tecnologia, é um elemento chave na diferenciação da estrutura. Antes de sua construção, uma equipe de profissionais experientes avaliou várias estruturas com funções semelhantes em todo o mundo e também consultou figuras importantes nas esferas culturais da Turquia.


As instituições residentes no novo Centro Cultural Atatürk incluem o Coro Presidencial de Música Clássica Turca, a Ópera e Balé Estadual de Istambul, o Teatro Estadual de Istambul, a Orquestra Sinfônica de Istambul e o Conjunto de Música Turca Estadual de Istambul afiliado ao Ministério da Cultura e Turismo.

O campus do AKM inclui uma casa de ópera com capacidade para 2.040 lugares e um teatro de 802 lugares, bem como unidades com diferentes funções dispostas ao longo de uma via denominada "Rua da Cultura". Além disso, o campus possui uma sala polivalente que pode acomodar exposições, concertos, apresentações de teatro, conferências e reuniões.

A Galeria AKM fica na fachada voltada para a Taksim Square, ao lado do prédio principal que abriga a esfera icônica. Apresentando um design prismático elevado na entrada da Rua da Cultura, a Galeria também atende à necessidade de uma sala de exposições exemplar em Istambul. O espaço abrigará exposições de artistas contemporâneos selecionados.



- İstanbul - A Capital da Arte e Cultura:

Istambul, cujo centro histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO, oferece grandes oportunidades e experiências únicas com seu passado e presente, combinando tradição e modernidade em cada canto. É uma cidade antiga com um patrimônio cultural incrivelmente rico, que se mostra em museus, palácios, sítios arqueológicos e ruas. Ao mesmo tempo, muitos museus e galerias de arte moderna e contemporânea, salas de exposições e concertos, eventos de arte e cultura e vários tipos de festivais trazem dinamismo cultural para a cidade.

Istambul oferece um calendário completo de eventos e atividades artísticas e culturais. Nos últimos anos, a cena de arte contemporânea da cidade tem atraído cada vez mais atenção. Especialmente depois de se tornar uma Capital Europeia da Cultura em 2010, Istambul se tornou uma das capitais globais da arte mais significativas no cenário da arte contemporânea, com a inauguração de novos museus e eventos internacionais de arte e cultura.

Como uma cidade que recebe calorosamente os amantes da arte e artistas, Istambul é palco de apresentações de balé, óperas, musicais e apresentações teatrais; concertos de cantores mundialmente famosos em estádios e salas de concerto; e atividades artísticas e culturais como workshops, exposições, leilões, bienais e feiras de arte.

As instituições de arte bem estabelecidas, a Ópera e Balé do Estado de Istambul, a Orquestra Sinfônica do Estado de Istambul, o Teatro do Estado de Istambul e o Teatro Municipal de Istambul (İstanbul Büyükşehir Belediyesi Şehir Tiyatrosu), que têm um lugar importante na vida cultural e artística de Istambul, encena concertos e apresentações nos principais locais da cidade ao longo da temporada e são acompanhados de perto por milhares de amantes da arte.



- Museum Pass:

Com o Museum Pass İstanbul, os turistas podem visitar mais de trezentos museus e sítios arqueológicos que pertencem ao Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia por 5 dias e desfrutar da viagem em seu próprio tempo.

O preço do Museum Pass İstanbul, válido por cinco dias a partir da entrada do primeiro museu e sítio arqueológico, é de 220 TL.

O Museum Pass İstanbul oferece um desconto especial de 10% nas compras em lojas de museus e em cafés em museus e sítios arqueológicos.


- Safe Tourism Certification:

Após o lançamento do Programa "Safe Tourism Certification", milhares de candidaturas de hotéis, restaurantes e empresas de transporte foram recebidas e hoje o número de instalações certificadas chega a mais de 11.000. O certificado conta com 132 critérios em 7 categorias diferentes e é obrigatório para instalações de alojamento com capacidade de 30 camas ou mais. Os estabelecimentos são controlados vigorosamente por empresas de certificação internacionais e inspetores do Ministério da Cultura e Turismo 4 vezes por mês.

De acordo com as medidas de entrada no país que passaram a valer a partir de 15 de novembro de 2021, pessoas completamente vacinadas viajando do Brasil para a Turquia serão desobrigadas de cumprir quarentena ao entrarem na Turquia.

Fonte: Mariana Haddad

Comentários