ESG ganha força como estratégia de negócio da hotelaria



Assim como vários setores da economia, a hotelaria tem sofrido pressão para se adaptar aos critérios globais de ESG (sigla do inglês para meio-ambiente, social e governança).O relatório global da JLL “ESG at the Heart of Hotel Strategies” aponta que, no segundo trimestre de 2021, os fundos voltados para ativos de sustentabilidade bateram recorde e ultrapassaram os US$ 3 bilhões.

Compõem também esse cenário legislações regionais e acordos entre nações para reduzir as emissões de carbono e os impactos relacionados às mudanças climáticas, além da pressão social para que marcas, empresas e governos se posicionem.

Globalmente, o mercado imobiliário é responsável por 39% das emissões totais de CO² e emprega mais de 13 milhões de pessoas. “Como parte importante do universo do real estate, o setor hoteleiro precisa acelerar a adesão aos princípios do ESG, levando em conta a complexidade de sua indústria”, revela Pedro Freire, diretor de Valuation and Advisory Services da JLL. 

O estudo sinaliza que são 5 os fatores fundamentais de impacto que devem ser pontos focais para aqueles que querem ter estratégia de negócio voltada para o ESG:

Impacto da construção dos edifícios e do desenvolvimento dos complexos hoteleiros no meio ambiente - as melhores práticas construtivas foram utilizadas? Qual é a previsão de consumo de energia, água e outros recursos?

- Impactos que os turistas causarão na comunidade em que o hotel está inserido - o acesso de mais pessoas àquele local vai gerar mais renda ou trazer incômodos para os moradores?

- Importância da viagem responsável - os turistas terão acesso ao hotel via meios de transporte limpos? Terão a oportunidade de visitar os arredores e aproveitar um deslocamento para conhecer vários lugares em uma mesma viagem?

- Impactos de operar continuamente - quais as consequências para as mudanças climáticas de manter uma operação rodando todos os dias, 24h, durante todo o ano?

- Impacto na vida dos funcionários - equipes diversas, com boas condições de trabalho, desfrutando de igualdade e inclusão

Para Freire, de maneira geral, os hotéis têm condições de serem mais sustentáveis, repensando suas operações. “Em meio ambiente, água e energia são pontos importantes de atenção. A questão social, obviamente, passa pela gestão de pessoas e pelo foco na cultura organizacional, como a diversidade e inclusão, que permeiam as relações com os funcionários. No quesito governança, os hotéis precisam ter regras e regulamentações claras para promoção consistente da sustentabilidade no longo prazo”, finaliza o executivo da JLL.

Você pode acessar o relatório ““ESG at the Heart of Hotel Strategies” aqui.


Fonte: A JLL (NYSE: JLL) / Jessica Panazzolo