Cinco motivos para morar na Itália



O Brasil foi um dos países que mais recebeu imigrantes italianos no final do século XIX e, segundo dados da embaixada italiana no Brasil, atualmente cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de imigrantes italianos. É como se existisse uma pequena Itália no Brasil, já que a população total da Itália passa um pouco das 60 milhões de pessoas.

Para ter direito à cidadania italiana, é necessário apenas ter um antepassado que nasceu em território italiano que nunca se naturalizou brasileiro e ter documentos que provam sua origem. Uma das vantagens de se tornar cidadão europeu é poder morar na Itália.


Por isso, Rafael Gianesini, CEO e co-fundador da Cidadania4u, empresa especializada em reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, lista cinco motivos para que os descendentes de italiano façam asmalas e voltem para a terra de suas famílias:

- Um museu a céu aberto: morar na Itália é como viver dentro de uma obra de arte, já que há diversos prédios históricos espalhados pelo país. Além disso, existem diversos museus que são verdadeiros redutos dos vários gênios da arte que nasceram na Itália: "Para quem gosta de arte e história, viver na Itália é um sonho", conta Gianesini.



- Educação gratuita de qualidade: quem tem filhos em idade escolar desfruta de uma educação acessível e gratuita. Muitos brasileiros se mudam para o país para garantir mais oportunidades. Desde o início da vida até a fase adulta.



- Sistema público de saúde gratuito e de qualidade: a maior parte dos italianos não têm seguro saúde porque sabem que o sistema público de saúde garante a eles boas condições de tratamento. "Claro que o sistema de saúde deles não é perfeito e há diferenças em relação as diferentes regiões do país, mas é possível abrir mão desse gasto e viver bem", completa Gianesini.


- Cultura semelhante: a grande maioria dos italianos são gentis e calorosos, sempre muito expressivos através de gestos, isso faz deles únicos e bastante receptivos a conhecer pessoas novas. O brasileiro é conhecido pela sua hospitalidade, então não será difícil para alguém que viveu no Brasil se adequar aos costumes italianos.


- Culinária: a fama da comida e vinhos de qualidade procede. Para quem visita o país em busca de uma experiência gastronômica de qualidade, morar na Itália será mais fácil do que se imagina.


Fonte: Sofia Andreassa