Carro elétrico é opção para diminuir altos índices de poluição nos centros urbanos


É possível perceber cada vez mais que a qualidade do ar tem diminuído nos grandes centros urbanos. Uma análise feita pelo estudo "Regulação da qualidade do ar: primeira avaliação global sobre a legislação da poluição do ar", lançado pelas Nações Unidas, apresenta que um terço dos países do Globo não possui padrões de qualidade do ar ambiente, exigidos por lei, e que 31% dos países que podem adotar medidas para melhorar esse cenário ainda não o fizeram.

No Estado de São Paulo, com mais de 46 milhões de habitantes, essa realidade não tem sido diferente. De acordo com os dados publicados na revista "International Environment", ficar pouco tempo em áreas de engarrafamento, na capital paulista, por exemplo, já tem efeitos adversos e prejudiciais para a saúde. 

A UCorp, startup de tecnologia que traz soluções de mobilidade corporativa focada em veículos elétricos, ressalta que esses carros têm como um dos seus principais benefícios a não emissão de gases do efeito estufa, o que faz muita diferença no cenário atual.

Um veículo abastecido por gasolina, por exemplo, emite em média 150 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. Outros gases como o monóxido de carbono(CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), dióxido de enxofre (SO2) e material particulado (MP) também são emitidos contribuindo para a poluição da atmosfera. O ciclo de vida do carro elétrico tem menos emissões de gases e poluentes do que um carro a gasolina, ou qualquer outro combustível.

"Para mudar essa triste realidade de poluição, melhores práticas devem ser adotados, incluindo a utilização de veículos elétricos e projetos do governo que possam incentivar uma mudança na mobilidade urbana, com ações voltadas também ao transporte nos centros urbanos. Quando falamos em eletrificação de frotas temos melhora na gestão das empresas sobre como uso dos carros pelos colaboradores e consequentemente, diminuição de carros nas ruas", ressalta o CEO e fundador da UCorp, Guilherme Cavalcante.

A UCorp desenvolve soluções para gestão e eletrificação de frotas e compartilhamento de veículos em geral, por meio do UCorp.app. A solução integra big data em tempo real, sistema de carona, lavagem ecológica e gestão de multas, entre outras funcionalidades e regras de negócio, que permitem ainda, uma redução de custos para as companhias.

A fim de criar ações para melhora da qualidade do ar, no último mês, o Ministério do Meio Ambiente informou que vai monitorar a qualidade do ar nas principais cidades e fornecerá informações sobre a poluição do ar em tempo real por meio de sites e aplicativos móveis.

Fonte: UCorp

Comentários