Por que celebrar o Dia Internacional da Alfabetização?



Nesta quarta-feira, 08 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi criada em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela UNESCO para ressaltar o quão importante são os processos de aprendizado da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social, lembrando também que a educação escolar é um dos direitos assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A comemoração chama a atenção para um fator importante: Segundo dados publicados pela UNESCO em 2018, mais de 750 milhões de jovens e adultos em todo o mundo não possuem conhecimento básico em escrita e leitura e dois terços dessa população são classificados como analfabetos funcionais, isto é, não conseguem interpretar um texto simples ou uma equação matemática, embora conheçam as letras e números.

A coordenadora da Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Higienópolis (CPM), Daniela Beraguas, acredita que as habilidades da alfabetização devem ser desenvolvidas quando criança, em paralelo com os demais conhecimentos durante o crescimento pessoal. "A primeira infância é um momento fundamental na vida das crianças, pois é nessa fase que estão em pleno desenvolvimento cognitivo, motor, social e socioemocional. Com isso, é importante que as habilidades que constroem esse alicerce, ou seja, a base de ancoragem para a alfabetização, sejam estimuladas adequadamente, considerando a integralidade e a individualidade da criança", afirma.

A alfabetização se torna então, a habilidade fundamental para um ser humano estar socializado, assim como ter acesso às questões culturais, ao pensamento crítico e a possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho. É ela também a forma de mediar o índice de desenvolvimento humano de um país, onde temos as taxas de analfabetismo, qualidade de vida, empregabilidade, dentre outras análises sociais.

Para a coordenadora, é importante traçar um caminho educativo que conduza a criança para o conhecimento mais ampliado. "A alfabetização está para além da metodologia utilizada, pois é um processo que se consolida por meio do desenvolvimento da linguagem oral, funções executivas, habilidades fonológicas (vocabulário, memória e nomeação), habilidades metafonológicas, habilidades preliminares de linguagem escrita, conhecimento do nome das letras e seus sons e habilidades visuoespaciais".

Segundo Beraguas, a sistematização acontece na organização das habilidades citadas, que tornam uma criança pertencente e inserida no contexto social, formando também os leitores e escritores atuantes na sociedade.


Fonte: Colégios Presbiterianos Mackenzie