Mineradoras brasileiras precisam reforçar sua Governança


O fortalecimento do conceito de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) vai levar o setor de mineração brasileiro a rever suas estruturas internas para fortalecer a governança corporativa. A avaliação é da Ramboll, uma das maiores consultorias ambientais do mundo, que possui ampla experiência no trabalho com mineradoras.

"Há um movimento global de fortalecimento da governança corporativa nas mineradoras, como uma forma de proteger o setor, atrair investidores e afastar possíveis casos de suborno e corrupção e danos na imagem das empresas, como a ocorrida no projeto Simandou, na República da Guiné, na África Ocidental", explica Ricardo Camargo, diretor da Ramboll e especialista em mineração. 

"Qualquer projeto de mineração é de longo prazo, como 15, 20 anos ou mais. É importante ter a governança estruturada, para que possa haver continuidade e ganhos na reputação e sustentabilidade", completa.

Segundo Camargo, o setor - prezando pelo ESG - tem se movimentado para que a governança seja cada vez mais valorizada como estratégia central do negócio. Internacionalmente, o movimento é bem forte, tanto pelas empresas como pelos investidores e acionistas, mas no cenário brasileiro é ainda é recente.

"Após os tristes episódios envolvendo barragens de rejeito no Brasil nos últimos anos, tivemos um movimento que aumentou o rigor nos monitoramentos e controles destas estruturas", contextualiza o diretor. "Mas uma abordagem estratégica de governança que faça uma melhor gestão dos riscos ainda precisa ser melhor implementada e difundida nas empresas", completa.

- Como adotar a governança na mineração:

O processo de adoção de uma abordagem estratégica de ESG nas empresas de mineração é o mesmo adotado em diversas empresas de outros setores, mas há alguns elementos que são muito importantes e que merecem atenção especial, como o diálogo com os Stakeholders e a implementação de auditorias (tanto internas quanto independentes).

"A partir de uma base bem definida e uma abordagem integrada estratégica de ESG, as empresas abrem o caminho para que processos importantes, como a gestão de riscos, planos de mitigação e clara definição das políticas internas, possam ser implementadas resultando em ganhos na reputação e produtividade", finaliza Camargo.


Fonte: Ramboll