Medidas que as empresas podem tomar para contribuir para o meio ambiente


Desde a década de 1990, com a criação do selo ISO 14001, as empresas têm levado cada vez mais a sério o papel delas de preservar a natureza e de adotar medidas internas que ajudem a desenvolver a sustentabilidade no ambiente corporativo.

De acordo com Eduardo Tardelli, CEO da upLexis , empresa especializada em mineração de dados, mais do que apenas incentivar os colaboradores a terem atitudes ecologicamente corretas, apoiar medidas com impacto social tem sido uma demanda crescente entre os consumidores: - "conforme o assunto foi ganhando as manchetes, mais pessoas se conscientizaram sobre o assunto e não querem contribuir para a destruição da natureza, por isso preferem comprar de empresas que estejam alinhadas com seus valores", explica Tardelli.

Segundo estudo realizado em 2019 pela agência de pesquisa Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Um indicativo de que as empresas estão no caminho certo em investir em medidas que contribuem para o meio ambiente é que, ainda de acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores não se importam em pagar a mais em serviços de empresas sustentáveis.

- Cinco medidas para que isso aconteça:

Reduzir o consumo interno - Incentivar que os colaboradores levem garrafas para não precisarem usar copos descartáveis, assim como preferirem anotações online as de papel são opções que reduzem drasticamente o consumo de recursos do meio ambiente.

• Reciclar o que for inevitável consumir - Existem certas demandas dentro de uma empresa que obrigam que sejam impressas várias folhas, momentos em que os colaboradores vão usar copo descartável para pegar cafezinho, entre outros. Por isso é importante que nesses casos, reciclar seja sempre a primeira opção.

• Economizar recursos hídricos e energéticos - Não apenas por conta da crise que o Brasil está enfrentando atualmente, mas é cada vez mais necessário que todos entendam a necessidade de usar com prudência os recursos naturais não-renováveis. Não adianta apoiar campanhas de economia de água dentro das residências se não há política de controle de uso de recursos dentro da empresa.

Fazer com que as medidas venham de cima para baixo e não o contrário - Segundo Tardelli, este é um aspecto fundamental para que as medidas implementadas sejam duradouras e se fixem na cultura da empresa: "Não tem como esperar que o estagiário não use copos descartáveis quando o diretor usa dezenas de copos todos os dias. O melhor jeito de educar as pessoas é pelo exemplo, por isso os cargos mais altos precisam estar muito atentos para não cometer deslizes".

• Atentar-se aos fornecedores e empresas terceirizadas - É importante que a empresa conheça seus fornecedores e prestadores de serviços para que a companhia só consuma de empresas que estão alinhadas com o seu posicionamento. Atualmente, através do uso de softwares de mineração de dados, já é possível em poucos minutos checar se uma empresa fornecedora ou que presta serviços têm processos por descumprimento de regras ambientais,

Fonte: upLexis