Dia da Amazônia: 5 de setembro




Queridinha dos “gringos” e muito pouco explorada pelo turista brasileiro até então, a Floresta Amazônica segue em alta nesta retomada do turismo. Além da vantagem de ser um destino de natureza, isolado de grandes centros, o bioma esconde em seus domínios uma série de curiosidades incríveis que só reforçam a importância deste precioso ecossistema para o meio ambiente como um todo.

E com um dia para chamar de seu, celebrado no próximo dia 5 de setembro, o hotel Cristalino Lodge, listou algumas curiosidades surpreendentes sobre o bioma.


Confira:

- Tamanho que impressiona!

Cerca que de 60% de todo o território brasileiro é ocupado pelo bioma Amazônico, que se faz presente também em nove estados diferentes, sendo: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. São cerca de 6,9 milhões de km², que compreendem, além do Brasil, outros oito países, como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

- Biodiversidade variada:

A Amazônia abriga a maior e mais diversificada biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies de animais e plantas que sequer puderam ser estudadas ainda. Segundo estimativas, acredita-se que cerca de 20% de toda a fauna do planeta viva na Amazônia. Destaque para algumas espécies endêmicas, como o imponente Gavião-Real, também conhecido como Harpia, o macaco-aranha-de-cara-branca, e a suçuarana, que vez ou outra, podem ser avistados na Reserva Cristalino Lodge.

- Um nação no top 10:

Se a Amazônia fosse um país independente, ela seria o 6º maior do mundo em extensão territorial. Um terço de todas as árvores do mundo estão na região.

- Água que não acaba mais:

Além de abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de km², a Amazônia abriga ainda o segundo maior rio do planeta, o Rio Amazonas, atrás apenas do Rio Nilo, no Egito. São incríveis 6.400 quilômetros de extensão e mais de 1.100 afluentes.

- Preserve!

Nos últimos 50 anos, cerca de 17% de todo o bioma amazônico foi devastado por ações diretas ou indiretas do homem. São mais de 729.781,76 km² de áreas afetadas, incontáveis árvores ceifadas e espécies prejudicadas. Preserve. Respeite a natureza. Fomente o turismo sustentável.


Fonte: Cristalino Lodge