A Flórida Central oferece excelentes campos de golfe


O ano todo, mesmo durante a alta temporada, os jogadores de golfe - de todas as categorias - não têm problemas em encontrar diferentes campos, já que a região tem mais de 35 opções de acesso público no Condado de Polk. 
O agradável clima da Flórida Central, bem como suas incomparáveis belezas naturais e o diversificado conjunto de campos de golfe fazem dessa região um destino ideal para a prática deste esporte.

Muitos dos renomados designers de jogos, incluindo Ted McDonald Ross, Bill Coore / Ben Crenshaw, Tom Doak e Ted McAnlis, deixaram sua marca na região, oferecendo designs de campos variados, incluindo espetaculares resorts, pistas de rolamento e encostas com grandes áreas verdes cercadas por muitas árvores.

Os entusiastas podem, além de apreciar os belos designs, encantar-se com a beleza natural da Flórida Central ao seu redor. Em comparação com outras áreas planas no estado, a topografia do Condado de Polk permitiu que os arquitetos construíssem campos com projetos exclusivos em alguns dos pontos mais altos da península da Flórida. Apresentando mudanças naturais de elevação. E, com isso, proporcionam uma experiência semelhante as que se apresentam nos campos de golfe localizados nos estados do norte do país.

A maioria dos campos é delineada por pântanos naturais e lagos, enquanto carvalhos centenários, palmeiras nativas e florestas de pinheiros formam o enquadramento perfeito. A vida selvagem é abundante, por isso veados, águias, raposas e grous podem ser encontrados, proporcionando uma experiência ainda mais incrível e enriquecedora. 

Entre os mais de 35 cursos de acesso público em Polk County, eis cinco que estão localizados na área de Orlando:

- Davenport/Disney:

Highlands Reserve Golf Club - Não se trata de um típico campo de golfe de Orlando. Isso porque está situado em uma das áreas mais altas da Flórida e oferece um cenário extraordinário. O projeto, de Mike Dasher, está ladeado por pinheiros que lembram as Carolinas, amplos fairways que lembram grandes campos escoceses e um pouco da velha Flórida com árvores cítricas compondo o panorama. Grandes, rápidos e ondulados greens tornam este campo de golfe desafiador e divertido para jogadores de todos os níveis. Convenientemente localizado próximo ao complexo Disney e das principais atrações de Orlando, o Highlands Reserve Golf Club é um queridinho da Flórida Central.


Providence Golf & Country Club - Ao sul de Orlando, em Davenport, tornou-se um dos principais destinos de golfe da Flórida Central. Aberto ao público, qualquer pessoa pode desfrutar deste campo de campeonato de 18 buracos. Projetado pelo renomado arquiteto de campos de golfe Mike Dasher, o Providence testa seu jogo e acalma seus sentidos. Os buracos abrem caminho pela pitoresca paisagem da Flórida, com riachos de água doce, bosques antigos e pântanos. Não é incomum ter um vislumbre da vida selvagem da Flórida ao longo do percurso. Como designer de campos de golfe, Dasher tem afeição aos de estilo europeu, e isso é evidente em muitos de seus greens únicos no Providence.


Ao mesmo tempo em que serve como um paraíso de serenidade para residentes e jogadores de golfe locais, Providence também se mostra um refúgio para os turistas. Está localizado a 20 minutos de Kissimmee, 30 minutos de Orlando e 45 minutos de Tampa. Para além da proximidade de parques temáticos de classe mundial, como Walt Disney World Resort.

Além de oferecer um campo desafiador e panorâmico, a equipe tem 50 anos de experiência na indústria do golfe e recebeu vários prêmios e elogios da PGA e LPGA. Muitos dos principais torneios são realizados em Providence regularmente e grupos de todos os tamanhos são bem-vindos para desfrutar de uma experiência maravilhosa de golfe.

- Fort Meade (a cidade mais próxima de Streamsong):

Streamsong Golf Resort - Com contornos naturais, dunas de areia e grama nativa que proporcionam uma experiência de golfe que lembra os campos de estilo links nas Ilhas Britânicas, o Streamsong possui 54 dos buracos de golfe mais espetaculares dos Estados Unidos.

Não em vão é um dos melhores destinos de golfe do mundo, com 3 dos 100 melhores percursos e mais bem avaliada coleção de golfe da Flórida. Oferece uma experiência como nenhuma outra, em um ambiente diferente de tudo que você já viu. Graças à integração do terreno, esses três espetaculares percursos se estendem por uma paisagem que contradiz sua localização na Flórida Central. Em vez de uma planície, o panorama é composto de dunas de areia imponentes e contornos inesperados, sem distrações ou intrusões. É só você e o jogo, tornando a experiência perfeita para entusiastas de todas as idades.


É o único lugar no mundo onde os jogadores podem experimentar três campos de golfe diferentes projetados por quatro arquitetos: Bill Coore/Ben Crenshaw e Tom Doak/Gil Hanse. Streamsong Red (Coore-Crenshaw), Streamsong Blue (Doak) e Streamsong Black (Hanse) são três dos mais aclamados e procurados campos de golfe da atualidade. Reverenciado pelos jogadores como um destino favorito, o Streamsong Resort rivaliza com os melhores pontos de golfe do mundo. Os campos do Streamsong Resort são projetados com greens e tees próximos, e não há longas caminhadas entre os buracos.

Mas não se trata de um mero campo de golfe. Lá você também encontrará um dos melhores locais para a pesca do robalo da região; a antiga arte do arco e flecha pode ser aprendida ou aperfeiçoada no campo de tiro ao ar livre em meio ao terreno selvagem da Flórida, a poucos minutos do chalé principal. E, no cair da tarde, após um longo dia, é possível desfrutar de um dos muitos restaurantes, bares e salões que o Streamsong tem a oferecer, variando de casual a elegante. De quebra ainda apresenta um resort de luxo, The Lodge com 216 quartos e comodidades, incluindo um SPA de serviço completo, academia, restaurantes casuais e elegantes e uma piscina.

- Haines:

Southern Dunes Golf & Country Club - De todos os grandes campos de golfe de Orlando, na região central da Flórida, a criação de Steve Smyer em Southern Dunes pode ser a mais original. A Flórida Central tem um grande número de cursos que tipificam o estilo geralmente encontrado no estado, mas não muito frequentemente os moradores e turistas podem encontrar um curso que tenha uma topografia única. Esse espetacular projeto, na encosta, se estende por 6,583 km e apresenta 30 metros de mudança de elevação, greens grandes e ondulados, enormes high lip bunkers, dunas que são cobertas por grama alta e ornamental que formam bordas inclinadas com o terreno.


Cinco conjuntos de tees dão as boas-vindas a jogadores de todos os níveis de habilidade para aproveitar oportunidades de risco/recompensa em extensos montes e bunkers estrategicamente posicionados. Os buracos de Par-3 são jogados em declive, proporcionando um belo panorama sobre os greens. Há também cinco buracos de Par-4 que se estendem por 385 metros dos back tees.

Os mais curtos fazem com que os jogadores de golfe joguem de forma inteligente no tee e na aproximação, enquanto os mais longos requerem alguns músculos para levar a bola aos greens de forma regulamentar. Os buracos de Par-5 podem resultar em alguns erros, no entanto, esses buracos oferecem oportunidades de recompensa de risco difícil para o jogador que tenta levar a bola à superfície do putt em apenas dois arremessos.

Em Haines City, Southern Dunes tornou-se o lugar conhecido pelos locais por seu design desafiador, mas justo. É um design que penaliza tacadas mal executadas. The Dunes, como muitos o chamam, é uma verdadeira experiência de golfe com 18 buracos de golfe extraordinários.

- Lakeland:

The Club at Eaglebrooke - Inaugurado em 1996 e com projeto do renomado arquiteto Ron Garl, está localizado no Condado de Polk, em Lakeland, a meio caminho entre Orlando e Tampa. É considerado um dos melhores campos de golfe da Flórida. Seu design clássico estilo link com mais de 30 metros de ganho de elevação é único nessa parte do estado.

Lagos naturais e abundante vida selvagem podem entrar em jogo em 11 dos buracos, criando cenários espetaculares e tacadas desafiadoras. Dos campos exuberantes e ondulantes aos verdes meticulosamente cuidados, você sabe que encontrou um tesouro assim que se aproxima do primeiro tee. E, para aumentar o desafio, existem seis conjuntos de tees em cada buraco. Eaglebrooke foi o primeiro campo nos Estados Unidos a usar a grama Greg Norman's GN 1, a mais verde e de crescimento mais rápido disponível.


Sem sombra de dúvidas, para os entusiastas do esporte, sobram motivos para que nas próximas férias ao menos um desses campos de golfe entrem no roteiro. E assim proporcionem tacadas e momentos memoráveis na Flórida Central.


Fonte: Carolina Maia