Clorofila anuncia Prêmio Atitude Ambiental 2021


"Plantas que curam" e "Bertioga Sustentável" serão temas da 29ª edição do concurso, o mais antigo do Litoral Norte de São Paulo sobre preservação socioambiental


A 29ª edição do Prêmio Atitude Ambiental, concurso promovido pelo Programa Clorofila de Educação Ambiental, da Sobloco Construtora, selecionou os temas "Plantas que curam" e "Bertioga sustentável" para a edição deste ano. Com essa definição, serão realizadas atividades socioeducativas com os alunos e educadores da rede pública e privada do município de Bertioga (SP), que poderão inscrever os projetos de suas escolas no prêmio.

A premiação, a mais tradicional do Litoral Norte paulista, aproveita o ambiente escolar para fortalecer a relação dos estudantes com o meio ambiente. O concurso é destinado aos alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

"A competição é realizada anualmente desde 1992, tornando-se parte fundamental da história educativa de Bertioga que incentiva a pesquisa científica e o pensamento crítico no ambiente escolar", destaca Cristina Pires, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila, explicando que "o propósito é instigar os alunos sobre as questões socioambientais contemporâneas, como consumo consciente, reciclagem, culinária saudável, compostagem e outras".

O tema "Plantas que curam" foi apresentado para os alunos 1º ao 7º ano para incentivar a produção de trabalhos e pesquisas sobre as formas tradicionais de usar plantas da região para tratamentos de enfermidades e melhoria do bem-estar. O exercício busca trazer à tona o vasto conhecimento tradicional popular, sem desconsiderar o conhecimento científico sobre o tema. 

Propõe a investigação sobre plantas que tem efeito terapêutico, quais são, onde estão, como usá-las e como prepará-las, por meio de entrevistas com pessoas que, tradicionalmente se utilizam desses conhecimentos: avós, indígenas, caiçaras, comunidades tradicionais e outros.

O segundo tema, "Bertioga Sustentável", é voltado aos alunos mais velhos, do 8º Ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, abordando uma reflexão propositiva sobre a cidade de Bertioga. A pesquisa visa um aprofundamento sobre o conceito de "Cidades Sustentáveis", e como exemplos de outros países e do Brasil, podem inspirar Bertioga, trazendo propostas para serem implementadas na cidade.

O concurso é aberto para todas as escolas da cidade, tanto públicas quanto particulares. As inscrições devem ser feitas até dia 1º de setembro pelo e-mail (bertioga.cristina@gmail.com). 

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 10 de novembro por meio digital. Caso os protocolos sanitários municipal e estadual permitirem, os trabalhos também poderão ser apresentados presencialmente nos dias 11 ou 12 de novembro.


Fonte: Ricardo Filinto