Destinos indispensáveis para quem ama chocolate



No Dia Mundial do Chocolate (7 de julho) confira essa deliciosa seleção de destinos indispensáveis para todo e qualquer chocólatra:

- Ilhéus, Bahia:


Porta de entrada para a chamada “Costa do Cacau”, o município de Ilhéus, na Bahia, é o destino perfeito para quem ama chocolate. A região está repleta de cacaueiros e de fazendas que permitem a entrada de visitantes para acompanharem de perto os processos que envolvem o plantio e a colheita do cacau. 

A experiência também oferece uma deliciosa degustação de produtos feitos com o fruto, como o tradicional chocolate e até sucos. A cidade que serviu de inspiração para as obras de Jorge Amado também abriga a primeira fábrica de chocolates do nordeste, que ainda está em pleno funcionamento e surge como mais uma opção de lazer para os chocólatras de plantão. Uma vez no destino, não deixe de visitar também o centro histórico de Ilhéus, que possuí vários casarões de estilo neoclássico.


- Gramado, Rio de Grande do Sul:


Na Serra Gaúcha, Gramado e Canela, dois dos principais destinos de inverno do país, também se destacam pela sua ligação com o chocolate. Além dos já tradicionais pontos turísticos, como o Lago Negro, a Catedral de Canela e a Rua Coberta, diversas fábricas surgem como opção de roteiro para quem não dispensa uma degustação de chocolates artesanais em meio ao friozinho do sul.

Quem quiser uma imersão completa na história do cacau pode visitar ainda o museu “Mundo do Chocolate”, em Gramado, que possuí um acervo de esculturas feitas de chocolate, e o “Reino do Chocolate”, onde é detalhada toda a trajetória do cacau no Brasil.


- Campos do Jordão, São Paulo:


Campos do Jordão é mais um destino de inverno ideal para chocólatras. A região abriga uma grande variedade de fábricas de chocolates, sendo a Araucária, da franquia Cacau Show, a mais conhecida delas. 

O visitante que optar pela atração poderá ver de perto todo o processo de fabricação dos chocolates, aprender um pouquinho mais sobre a história do cacau e, claro, degustar uma grande variedade de produtos na lojinha da Cacau Show, que conta com uma incrível maquete da cidade feita de chocolate. E se você é do tipo que não resiste a uma promoção, segure-se firme, pois é possível adquirir doces com até 70% de desconto na outlet da franquia.

- Vila Velha, Espírito Santo:


Fora do tradicional circuito, Vila Velha, no Espírito Santo, é o destino perfeito para quem é chocólatra mas não abre mão de curtir uma praia. Belas opções o aguardam por ali. Fora o litoral, a cidade se destaca por abrigar a Fábrica de Chocolates da Garoto, onde é possível acompanhar toda a produção de chocolates e conhecer o Museu Garoto no fim do passeio. 

O local está repleto de curiosidades sobre a marca. Quem quiser garantir lembrancinhas para a família ou para consumo próprio pode desfrutar da lojinha Garoto para adquirir alguns “Batons” ou, quem sabe, o controverso bombom Caribe.

- Suíça


Com as fronteiras abertas novamente para brasileiros já vacinados, a Suíça surge como opção para os chocólatras que não veem a hora de viajar para o exterior novamente para uma imersão na terra do chocolate. O roteiro proposto pela ViagensPromo inclui uma visita ao mais novo e maior museu de chocolates do mundo, inaugurado recentemente pela Lindt, em Zurique. 

O novo espaço conta uma exuberante fonte de chocolate com 9 metros de altura, além de uma exibição interativa sobre a história do chocolate e em como ele está presente em diferentes localidades do mundo. Os visitantes também contam com a divertida oportunidade de criar o seu próprio sabor de chocolate durante delicioso uma workshop.

A Maison Cailler, a mais antiga fábrica de chocolates suíços, localizada em Broc, vilarejo vizinho a Gruyères, é outra opção de passeio para os apaixonados por chocolates. Muito requisitada por turistas, o espaço, que hoje pertence a Nestlé, oferece degustações guiadas e cursos de produção de chocolates para adultos e crianças.


Fonte: Viagens Promo