Como motivar a equipe no trabalho?



Com novos líderes para novos tempos surge um novo desafio de saber motivar a equipe de trabalho no dia a dia.O desempenho de um indivíduo depende muitas vezes de algo que o inspire para manter um sentimento de motivação ao desempenhar tarefas rotineiras. Por isso, é fundamental procurar sempre novas maneiras de motivar sua equipe para garantir uma boa performance e, consequentemente, uma vantagem competitiva no mercado.

Por meio da motivação no trabalho os funcionários se sentem mais valorizados e tendem a se envolver muito mais com a empresa, gerando uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades.

O bom relacionamento entre os funcionários também é um fator muito importante, visto que a maioria dos profissionais passa boa parte do seu tempo em ambientes de trabalho. Ou seja, ter um ambiente com pessoas que proporcionem um clima agradável pode ser um diferencial.

Outro fator resultante da motivação no trabalho é a diminuição gradativa de estresses, visto que o trabalhador estará desempenhando sua função com mais prazer, aumentando sua autoestima, produtividade e o empenho para atingir metas.

Existem diversas maneiras de realizar um diagnóstico para saber se a sua equipe está desmotivada: uso repetido de palavras negativas; espera impaciente pelo horário do término do expediente; afastamento dos outros integrantes da organização; realizar somente as tarefas necessárias, não ir além do esperado; não atingir as metas estipuladas; discordar de mudanças, sugestões ou críticas construtivas; não demonstrar interesse em participar de atividades ou treinamentos; frequência de faltas.

- Dicas: 

1 – Trate todos de forma igual:

O primeiro passo para melhorar a motivação no trabalho é ter em mente que independente da hierarquia existente, todos são seres humanos e merecem ser tratados de forma igualitária, pois cada um tem a sua devida importância para o bom funcionamento de uma organização.


A igualdade deve prevalecer em todos os aspectos, pois assim os colaboradores irão se dedicar juntos para obter melhores resultados.

2 – Reconheça o valor que cada um possui:

Quando alguém realiza um bom trabalho e merece um reconhecimento por isso, por que não elogiá-lo? Isso é uma coisa que deve ser comum na rotina para a motivação no trabalho fluir naturalmente.


Reconheça as vitórias, vibre com as conquistas, participe das realizações. Saiba enxergar o valor de cada um, reconhecendo seus pontos fracos e fortes e considerando suas características individuais.

3 – Metas:

Criar metas alcançáveis de acordo com o mercado é essencial para manter a motivação no trabalho. Muitas vezes alguns líderes colocam metas irreais para que os funcionários não consigam batê-las e eles não precisem entregar algum tipo de gratificação.


Use as oportunidades adequadas para elogiá-los sobre grandes resultados. Homenagear o trabalho de um funcionário em particular irá motivar os outros a também alcançarem suas metas.

Procure entender quais tipos de recompensas mais motivam os seus funcionários e crie benefícios atrelados ao desempenho de cada um. É preciso saber diferenciar o que funciona para motivar a sua equipe.

4 – Invista em capacitações:

Ninguém entende 100% de alguma coisa. O conhecimento sempre deve se manter atualizado não importa qual área estiver atuando. Portanto, é fundamental investir capacitações através de cursos e treinamentos em busca de mantê-los sempre alinhados com a organização.


Além de ter um profissional mais qualificado, ele poderá se especializar na área e passar adiante toda essa sabedoria.

Invista em programas de treinamentos técnicos, pois propiciar um desenvolvimento pessoal irá gerar não só uma satisfação pessoal como uma retenção de novos talentos.

5 – Dê feedbacks:

Feedbacks são necessários em qualquer circunstância, seja ele positivo ou negativo. Essa é uma maneira simples de mostrar ao seu colaborador se o seu trabalho está sendo bem feito, caso contrário, devem ser dadas sugestões de melhorias para que futuros erros sejam cometidos novamente.


Você também pode utilizar métricas de desempenho, elas funcionam como forma de acompanhamento do trabalho que está sendo desempenhado. Ao longo do caminho, mostre-lhes como eles estão. Mesmo que os resultados estejam se desviando dos objetivos, reúna a equipe e explique o que está acontecendo, tentem descobrir juntos, o que pode ser melhorado, corrijam os rumos e criem um aprendizado para os próximos projetos!

6 – Escolha as pessoas certas para os cargos:

É fundamental que o funcionário esteja atuando na área em que se identifica. Ninguém se dedica 100% a algo que não o agrada. Portanto, para manter a motivação no trabalho é importante dar liberdade para os colaboradores darem feedbacks também, quando necessário.


Um bom líder deve procurar estimular a independência de seus colaboradores e estar disposto a apoiá-los quando houver dificuldades.

7 – Crie um relacionamento:

Conheça a sua equipe e tente construir um relacionamento com cada um deles. Com isso você pode ganhar a confiança deles e ter mais facilidade ao designar um funcionário para determinadas ações.


Gerar a confiança significa gerar muito mais comprometimento!

Mantenha um espaço aberto ao diálogo, a fim de mostrar a importância que cada um exerce para a sua empresa.

8 – Empodere seus funcionários:

O primeiro passo para incentivar seus funcionários é fazer com que eles saibam que o trabalho deles é importante. Fazer essas pessoas lembrarem que trabalham para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser. O funcionário pode não se sentir incentivado se não souber como sua atividade afeta outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse processo.


Dê abertura para os seus funcionários expressarem suas ideias, tanto em processos da sua função como na empresa em si. Abra discussões para definir metas em conjunto, pois é uma maneira de se fazer com que ele se sinta ainda mais motivado a alcançá-las.

Com uma liberdade maior para participar de decisões, a inovação surge de maneira natural e desenvolve uma responsabilidade maior pelo resultado que será entregue à organização.

9 – Ofereça um ambiente agradável:

A ideia principal deve ser fazer com que o funcionário se sinta mais confortável possível. Equipamentos adequados e em bom estado são fatores importantes para criar um ambiente agradável.


Por exemplo, se seus funcionários passam a maior parte do tempo no escritório, você deve assegurar que os computadores estejam em perfeito funcionamento para que não impacte de forma negativa alguma atividade que esteja sendo desempenhada. Isso pode gerar um impacto significativo na produtividade e motivação no trabalho.

10 – Realize atividades externas:

Para manter a motivação no trabalho, você pode realizar atividades em grupo durante o ano, a fim de criar laços entre os colaboradores.


Eventos fora do ambiente de trabalho também contribuem muito para a motivação no trabalho.

Tente organizá-los sempre que for possível, mesmo que seja apenas para um simples almoço para comemorar uma conquista, um aniversário ou um happy hour com toda a equipe reunida. Datas importantes como as famosas festas de fim de ano também são importantes para sair um pouco do ambiente de rotina em que ficam durante todo o tempo.

Use essa oportunidade para construir um relacionamento com seus colaboradores e isso irá garantir excelentes resultados.

Ter uma equipe motivada pode ser muito mais barato do que se imagina, porém é necessário dedicação, tempo e vontade. Não há colaborador que consiga se manter motivado sem nenhum incentivo para isso.

O primeiro passo a ser dado é entender a necessidade de manter a motivação no trabalho de sua empresa. Ser capaz de motivar a equipe e estar atento às suas necessidades é qualidade essencial para um líder. Muitos são capazes de administrar coisas e atingir resultados, mas liderar pessoas não é para qualquer um.

E você, o que tem feito para manter a motivação no trabalho?


Fonte: Marcelo Simonato - executivo, escritor, palestrante e especialista em Liderança e Desenvolvimento Profissional.

Comentários