sexta-feira, 23 de abril de 2021

O futuro da Indústria é o Lean 4.0




Nos últimos anos, a Indústria passou por uma transformação que migrou a produção em massa para a produção enxuta, o Lean Production. Essa metodologia, que nasceu no chão de fábrica automotivo, é hoje reconhecidamente uma das melhores práticas de gestão industrial, e seu sucesso fez com que se expandisse também para outros segmentos.

Uma vez que os sistemas de produção tradicionais tem evoluído para sistemas de produção digitalizados devido à implementação de tecnologias da indústria 4.0, como a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Cloud Computing, Machine Learning e Inteligência Artificial (IA), entre outros, uma série de questões surgem. 

As tecnologias da indústria 4.0 substituirão o lean ou coexistirão? As tecnologias lean e Industry 4.0 são compatíveis e compartilham sinergias ou são divergentes entre si? Em outras palavras, a questão mais abrangente é: o lean pode acompanhar a era digital e evoluir para o Lean 4.0?

Tanto o lean quanto a indústria 4.0 são paradigmas industriais que fornecem os alicerces para o planejamento das operações. No entanto, ao contrário da indústria 4.0, que conta com tecnologia moderna para resolver os problemas contemporâneos que as empresas enfrentam, o lean se concentra nas pessoas, processos e uma cultura de melhoria contínua. 

Assim, à primeira vista, pode parecer que os princípios lean são antagônicos às tecnologias digitais e automatizadas de última geração da indústria 4.0.

É importante ter em mente que, apesar da abordagem baseada na tecnologia seguida pela indústria 4.0, os aspectos não tecnológicos, mas de pessoas e processos, que são centrais para o lean, ainda desempenharão um papel crítico nos modernos sistemas de produção digital e cadeias de suprimentos. 

No final das contas, e apesar do nível crescente de digitalização e automação das operações, as empresas ainda contam com pessoas para projetar, programar, operar, manter e melhorar as máquinas e robôs que permitem a digitalização e a automação.

É aí que o Lean entra em jogo nos sistemas de produção e cadeias de suprimentos tecnologicamente avançados. Portanto, a resposta curta e inequívoca à pergunta: a Indústria 4.0 substituirá o Lean? Não. 

As tecnologias da indústria não substituirão o lean, pelo contrário, elas coexistirão, pois a implementação da Indústria 4.0 requer pessoas e processos eficazes e eficientes como pré-condição para operar com sucesso.



Fonte: Alisson Castanho - gerente de produtos da Atech

Nenhum comentário:

Postar um comentário