sexta-feira, 23 de abril de 2021

ESG precisa fazer parte da cultura da empresa


 O termo ESG (da sigla em inglês environmental, social and governance), que surgiu há pouco mais de 15 anos em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, tem ganhado espaço dentro das organizações brasileiras. 

Preocupadas em se adequar a um novo modelo de fazer negócios, muitas empresas têm debatido o tema para entender o que isso, de fato, isso significa para suas atividades.

“Os conceitos do ESG, se colocados efetivamente em prática dentro das organizações, proporcionam maior sustentabilidade às empresas e, consequentemente, atraem mais investidores para os negócios. Antes de pensar em como aplicar isso em seu dia a dia, no entanto, é preciso de fato entender os benefícios dessa jornada e não apenas promover as ações buscando uma melhor imagem no mercado. A mudança precisa acontecer de dentro para fora”, analisa o Adm. Alberto Whitaker, presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP.

Whitaker também lembra que a importância da preocupação com o meio ambiente, da atuação social e da governança nas organizações não são temas inéditos, mas que o conceito ESG tem se difundido mais na medida que se notou que as empresas com práticas ligadas a esses pilares mantiveram melhor desempenho em relação às organizações que não possuíam ações desse tipo, principalmente durante a pandemia.

Para ele, ainda há muito debate sobre o atraso das empresas brasileiras em relação à aplicação do conceito ESG em seus negócios. “Ao mesmo tempo em que essa realidade é preocupante, o cenário também revela uma grande oportunidade para aquelas organizações que souberem implantar uma cultura mais sustentável ambiental e socialmente falando. 

Como temos visto nos últimos meses, principalmente em decorrência do novo coronavírus, sairá na frente quem se adaptar mais rápido às novas necessidades de mercado e se mostrar mais preocupado com o futuro do planeta”, acredita o presidente do CRA-SP.

- A importância da governança:

Whitaker, que possui cursos de extensão no Brasil e no exterior focados em Governança Corporativa e participou de Conselhos de empresas nacionais e multinacionais, destaca a importância da letra G no conceito e explica o que ela representa na prática. 

“A governança, que precisa ser desenvolvida pelos princípios da transparência e da equidade, sempre se baseando na responsabilidade corporativa e na prestação de contas (accountability), dentro do conceito ESG se torna ainda mais importante. É ela, afinal, que vai revelar o nível de independência do conselho administrativo, mostrar como ele é composto e de que forma os executivos são remunerados, garantir a transparência na divulgação dos dados e dizer como é a relação dessa organização com governos e políticos. 

Essas informações, essenciais para que um investidor avalie o seu aporte e identifique o risco oferecido por essa transação, também são importantes para a sociedade, que tem cobrado uma atuação mais clara das empresas”, explica.

- Semana Negócios Sustentáveis: ESG na prática:

Para fomentar as discussões e levar aos profissionais da Administração mais conhecimento sobre o tema, o CRA-SP irá promover, entre os dias 27 e 29 de abril, a sua 15ª Semana Temática, desta vez com o tema Negócios Sustentáveis: ESG na prática. 

Na programação do evento, totalmente gratuito, cada dia será dedicado a uma letra do ESG: no dia 27, os temas serão voltados ao meio ambiente, no dia 28 será a vez das pautas relacionadas às questões sociais e, no encerramento, dia 29, os convidados abordarão a governança.

“O CRA-SP tem sido um grande ator na difusão de conhecimento. Queremos, por meio dos nossos eventos e canais de comunicação, auxiliar os profissionais, estudantes e empresas na área da Administração a entenderem as novas tendências de mercado. 

Nossos registrados precisam estar atualizados sobre as novas formas de negócio para que possam atuar com mais efetividade dentro das organizações. 

Nosso intuito, ao promover as Semanas Temáticas, é reunir inúmeros especialistas sobre um mesmo tema, levando informação de qualidade para o nosso público e para toda a sociedade”, finaliza Whitaker.

- Serviço:

Semana Temática - Negócios Sustentáveis: ESG na Prática

Data: 27 a 29 de abril de 2021

Horário: a partir das 17h15

Transmissão online ao vivo: www.youtube.com/c/oficialcrasp/

Inscrições e mais informações: http://semana.crasp.gov.br/

                                     

Fonte: Alberto Whitaker - presidente do CRA-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário