Cinco vantagens para quem tem dupla cidadania



Morar em outro país é um objetivo que já passou pela cabeça de quase todos os brasileiros. Seja por uma qualidade de vida melhor, ou até mesmo para aprimorar os estudos, muitos carregam essa vontade. 

Uma das formas que encontram para realizar esse sonho é a verificação de antecedentes de imigrantes em suas famílias, fazendo com que assim obtenham a dupla cidadania.

Um levantamento realizado pelo Serviço de Estatística da União Europeia (Eurostat), apontou que cerca de 170 mil brasileiros solicitaram residência europeia, do começo dos anos 2000 até 2019. A Aquila Company é uma consultoria migratória que auxilia a pessoa a obter sua cidadania italiana ou portuguesa, evitando que o indivíduo passe por situações burocráticas e tenha o seu processo de obtenção agilizado.

Para quem consegue ter a dupla cidadania europeia, existem muitas vantagens para usufruir. Desde descontos para educação, quanto para tempo de viagem em território europeu. A Bianca Baril, diretora executiva da Aquila Company, comenta algumas vantagens:

1- Direito à saúde italiana

O sistema de saúde da Itália é reconhecidamente um dos melhores do mundo. Segundo a conceituada revista de saúde The Lancet Public Health, em um estudo organizado pelo Instituto Pediátrico Burlo Garofolo de Trieste, o sistema de saúde italiano ficou entre os 10 melhores de todo o mundo.

"Em muitos lugares vemos um sistema de saúde deficitário, onde não se tem todos os recursos para poder atender com qualidade a população. Na Itália não é assim. Para quem é cidadão, o seu programa funciona muito bem e não deixa a pessoa na mão", comenta Bianca Baril.

2- Qualidade de vida

Um dos lugares mais seguros do mundo está localizado na Europa. Trata-se de Portugal, que foi eleito o quarto país mais seguro para morar, de acordo com o Global Peace Index. Além do fato de sua capital, Lisboa, ter sido escolhida a 12ª cidade com a melhor qualidade de vida, pela revista inglesa Monocle.

O Brasil ocupa posições que não são boas para quem almeja ter uma qualidade de vida boa. "Viver bem é o que todo mundo almeja, sem preocupações com a violência, e infelizmente não encontramos em nosso país", comenta a Diretora Executiva.

3- Passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo

Ter a cidadania italiana é sinônimo de poder. Não que a pessoa vire influente, mas os benefícios que a Itália oferece aos seus cidadãos são imensuráveis. Além de ter a possibilidade de conseguir visto de trabalho para Austrália e Nova Zelândia, por causa de um acordo com os países, a pessoa consegue livre acesso para 188 países sem a necessidade de apresentar o visto.

"Contar com o passaporte italiano, é como estar com um bilhete VIP para o mundo. Além dos benefícios como italiano, seu acesso para qualquer lugar do planeta está facilitado só por porta-lo. Esse é o resultado de uma forte diplomacia que o país tem", justifica Bianca.

4- Facilidade para viajar e acesso à trabalho em toda União Europeia

Itália e Portugal fazem parte da União Europeia, um acordo que dentre os benefícios para os cidadãos europeus está o livre acesso para todos os países da região. Como os dois países fazem parte quem obter a cidadania para um deles, automaticamente estará com a liberdade de entrar em outros territórios.

Essa vantagem pode ser muito bem aproveitada tanto para turismo, liberando a pessoa da burocracia de solicitação de vistos, quanto para quem deseja ter moradia na Europa, já que tem o trânsito livre para se estabelecer em qualquer nação que participa do acordo.

5- Desconto para quem deseja estudar

É muito comum que, principalmente, os jovens desejem ir para fora do país estudar, ter um bom intercâmbio para o seu currículo. Para quem obtém a cidadania italiana, esse pode ser um ótimo caminho para chegar às melhores universidades da Europa.

"Não é muito comum ter universidades gratuitas na Itália, mas para quem é cidadão os descontos para ensino são muito bons. Lá também tem universidades privadas, mas as públicas são a maioria. Existe a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos, para quem se dedicar", finaliza a diretora executiva.



Fonte: Marcelo Coelho