Como fazer da pandemia uma oportunidade?


Nos momentos de incerteza, fazer de algo desafiador uma oportunidade, é muito importante


No começo de 2020, fomos surpreendidos com uma notícia, que, com o passar dos meses, mudou completamente nossas vidas. Inesperado, o coronavírus trouxe uma face desconhecida e insegura. 

Apesar de todos os planos que se faz no início do ano, com a notícia da pandemia, houve uma reviravolta que deixou todos com o sentimento de despreparo, como se tivesse à frente uma neblina que impedia de sabermos o que estava por vir.

Com o isolamento, o mundo se deparou com mudanças no mercado de trabalho, nos relacionamentos, na economia, na educação, e em outras áreas que acarretaram na necessidade da tomada de decisões mais criativas e que possibilitassem uma melhor adaptação mediante todo o cenário. 

Portanto, para deixar de levar essas mudanças como um fardo, foi necessário a aceitação do momento como uma oportunidade, não como um obstáculo, um empecilho.

Mesmo com todos os desafios que o coronavírus trouxe, muitas pessoas conseguiram fazer desse tempo em casa algo produtivo. Algumas começaram a cuidar mais da alimentação, outras decidiram deixar a vida sedentária de lado, outras se aperfeiçoaram com formações online, outras colocaram como prioridade a saúde mental e o seu bem estar. De acordo com a visão de cada um, algo de bom, ou de ruim, foi acentuado nesse período.

Não é a situação que determina o indivíduo, mas sim o indivíduo que determina a situação. Por isso, ademais a todas as notícias, cada um tem em si o poder de ativar o seu sucesso ou fracasso, de fazer desta pandemia algo terrível ou uma maravilhosa oportunidade. 

Na pandemia, a adaptação foi uma característica que prevaleceu. Aqueles que tinham maior facilidade em se renovar, foram os que melhores saíram desse cenário.

Assim, fazer do caos uma oportunidade é necessário. Todas as pessoas têm a possibilidade de fazer disso uma oportunidade. E para isto, é muito importante ter ferramentas para fazer essa virada de chave, pois a tendência em se identificar com a dor da situação é muito grande. Sempre queremos ter o controle sobre tudo, mas não temos sob nada além de nós mesmos. Desse modo, aplicar ferramentas práticas para lidar melhor com as situações se faz necessário.

Então, como fazer de tudo isso uma oportunidade? Como, de fato, podemos tirar algum proveito sobre todos esses desafios impostos pela pandemia?

O melhor modo de tornar um problema algo que você possa aproveitar, é por meio das perguntas. As perguntas são ferramentas práticas de expansão de Consciência e de surgimento de novas possibilidades. 

Pergunte-se "o que esse caos pode criar de novo na minha vida?Como eu posso ser uma contribuição para mim e outras pessoas?O que mais é possível que eu não estou percebendo?'''. 

Essas perguntas funcionam como mantras que, ao serem lançadas ao Universo repetidamente durante o dia, sem buscar uma resposta pronta na mente, você alcança um novo modo de olhar para toda a situação e possibilidades diferentes começam a surgir onde você só enxergava o caos.

Conseguir trazer da pandemia, ou de qualquer outra situação, mais consciência e a partir disso, uma vida mais leve, saudável e produtiva pode ser a grande mudança que você sempre desejou. E o que mais é possível que você nunca considerou?

O caos é energia criativa. A nossa mente é ilusória e acredita no que colocamos na ali, seja por experiências vividas, pelo que aprendemos e determinamos como sendo a forma que as coisas devem acontecer. Por isso, manter pensamentos leves e otimistas, é essencial. E, nesse caso, as perguntas são uma ótima ferramenta para transformar pensamentos e sentimentos que estão em desequilíbrio.

Expandir a sua realidade é uma responsabilidade sua. Lembre-se! Não é a situação que faz você, mas sim você que faz a situação.


Fonte: Bianca Drabovski Chemin - Co-criadora da Descompressão Tecidual Global, Facilitadora de Consciência e Terapeuta em Saúde Integrativa.