As dez maiores praças do mundo




Estar ao ar livre e com espaço de sobra, ainda que em plena área urbana, é um passeio especialmente atraente hoje em dia. Esse é o privilégio que oferecem as praças, em especial as maiores do mundo em extensão. Boa parte delas não fica em destinos turísticos, e por isso são desconhecidas do grande público.

- Confira:

1. Praça Xinghai, em Dalian (China)

A cidade de Dalian, na China, tem a honra de sediar a maior praça do mundo. Com 1,76 milhão de metros quadrados, a Praça Xinghai ("mar de estrelas", em chinês) foi construída em 1998 para comemorar o centenário de fundação da cidade.


2. Times Square, em Daqing (China)

A Times Square de Nova York é (de longe) mais famosa, mas a chinesa Times Square é a maior do mundo. Localizada em Daqing, ela mede aproximadamente 1,4 milhão de metros quadrados e, como a Times Square nova-iorquina, também é o centro efervescente da cidade.


3. Praça Merdeka, em Jacarta (Indonésia)

Além de ser a terceira maior do mundo, a Praça Merdeka de Jacarta também é uma das mais bonitas desta lista. Está rodeada por belos edifícios como o Palácio Merdeka, e no seu centro fica o Monumento Nacional. As medidas de sua superfície são perfeitas: exatamente um quilômetro quadrado. Curiosamente, em Kuala Lumpur (Malásia) também existe uma praça chamada Merdeka, o que pode confundir algumas pessoas.


4. Praça dos Girassóis, em Palmas (Tocantins, Brasil)

Apesar de não ser uma das maiores cidades do Brasil, a cidade de Palmas, capital do Tocantins, pode se orgulhar de ter a quarta maior praça do mundo. De formato quadrangular, a Praça dos Girassóis mede 570 mil metros quadrados e possui um interessante complexo de esculturas e monumentos, incluindo uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Ao seu redor, estão as sedes dos Três Poderes do estado do Tocantins.


5. Parque Rizal, em Manila (Filipinas)

Localizada no coração de Manila e no meio de um belo parque está a Luneta, nome pelo qual a praça do Parque Rizal é popularmente conhecida. Sua importância não se dá apenas por sua extensa superfície (566.560 metros quadrados), mas também por fazer parte da história da cidade: a Luneta foi palco de revoluções, execuções e da Declaração de Independência das Filipinas.


6. Praça Huacheng, em Guangzhou (China)

A cidade de Cantão (também chamada de Guangzhou) abriga a sexta maior praça do mundo e a terceira maior da China. É a Praça Huacheng , também conhecida como Praça da Cidade das Flores. Ao longo de seus 560 mil metros quadrados, é possível encontrar edifícios modernos e marcantes, como a Ópera de Guangzhou e o Museu de Guangdong.


7. Praça da Paz Celestial, em Pequim (China)

A Praça da Paz Celestial, ou Praça Tiananmen, é sem dúvida a mais famosa da lista e um símbolo da história da República Popular da China. O local, conhecido mundialmente por ter sido palco da revolta estudantil de 1989 e pelo funeral de Mao Zedong, é também um dos pontos turísticos mais importantes de Pequim: em seus 440 mil metros quadrados ficam o Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, e a Porta de Tiananmen, que marca a entrada da Cidade Proibida.

                 

8. Macroplaza, em Monterrey (México)

O nome já diz tudo: a Macroplaza é a maior praça do México. Ela mede exatamente 400 mil metros quadrados e está localizada na cidade mexicana de Monterrey, capital do estado de Nuevo León. Sua construção na década de 1980 por ordem do governador do estado foi bastante polêmica, pois o projeto urbanístico da praça levou à destruição de parte importante do patrimônio histórico da cidade. Ao redor dela, ficam os principais museus de Monterrey, como o Museu Metropolitano e o Museu de Arte Contemporânea (MARCO).


9. Porta da Índia, em Nova Déli (Índia)

A Porta da Índia dá nome a esta praça, a maior da Índia e sediada na capital Nova Déli. Foi construída como uma homenagem aos que caíram na Primeira Guerra Mundial e abriga a Amar Jawan Jyoti ("chama do guerreiro imortal"), uma chama que arde constantemente em homenagem aos soldados falecidos. A praça ao redor do portão mede 306.600 metros quadrados.


10. Círculo Memorial de Quezon, em Quezon City (Filipinas)

O último lugar deste "top 10" das maiores praças do mundo é do Círculo Memorial de Quezon - um complexo com parque, praça e santuário que ocupa 271.139 metros quadrados. Foi construído em homenagem ao segundo presidente das Filipinas, Manuel Luis Quezón y Molina, por iniciativa de seu sucessor.

                            



Fonte: Civitatis - companhia líder em distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas em espanhol e português nos principais destinos turísticos do mundo / Andressa Vianna