Turquia para os apaixonados pelos esportes aquáticos



Difícil escolher para qual destino seguir quando o tema é o esporte aquático turco. Com as mais belas paisagens do Mar Mediterrâneo com seu azul profundo de causar êxtase em qualquer turista que desbrava a costa da Turquia, os amantes de esporte aquáticos encontram várias modalidades. 

Do surf, kitesurf, ao windsurfe e até ao rafting – aqui ninguém fica fora da água. Escolha um e mergulhe:

- Surf:

A região de Antalya é o spot perfeito para o surf, tanto para os amadores como para os profissionais. Com o que se chama de Offshore Bar (bancos de areia formados pelas ondas da praia), a melhores épocas do ano para a prática é durante a primavera e o inverno, entre os meses de dezembro a abril. 

Ao todo, são cercas de 20 dias de aproveitamento ao mês deste esporte e ondas que variam de meio a 3 metros e meio. Enquanto a praia de Damlatas oferece tubos para os mais radicais, a Keykubat é ideal para quem está iniciando ou quem prefere tanto as pranchinhas, fun ou o pranchões longboards.

A praia de Kaputas é outro destino em alta para quem busca pelas ondas. Conhecida pelas águas mais que transparentes, o local recebe a visita de surfistas de todo o canto, em suas areias branquinhas. 

Para quem sobe um pouco mais no mapa, encontra spots interessantes ao longo da extensa costa do Mar Negro – com mais de 900 quilômetros de percurso –, como a região de Rumeli Feneri.

- Kitesurf e windsurf:

Devido aos fortes ventos em certas áreas da Turquia, o windsurf e o kitesurf também se tornaram esportes populares durante o verão turco – de junho a setembro. 

Alaçatı é definitivamente o local mais popular para ambos esportes aquáticos, com competições profissionais realizadas regularmente nesta pequena cidade costeira, conhecida por suas históricas casas de pedra e moinhos de vento. 

Outros ótimos locais para a prática são as ilhas de Gökçeada, Akyarlar – perto de Bodrum e Akyaka, em Muğla.


- Rafting:

O rio Çoruh corre entre magníficos cânions, ruínas históricas da época bizantina e belas paisagens nas montanhas de Kaçkar, no nordeste da Turquia. As águas do rio encontram-se entre as mais velozes do mundo, com corredeiras que alcançam o nível V, oferecendo muita aventura e diversão para os amantes de rafting.

Akyaka é outro paraíso de férias único, com a sua beleza natural, muita história, praia exótica e água cristalina. A linda cidade pequena, é rodeada por pinheiros no Golfo de Gokova. Sua localização geográfica permite que a cidade ofereça oportunidades de participar de diversos tipos de esportes na natureza, como o rafting. 

Além do windsurf, caiaque, ciclismo, kitesurf, escalada, vela, parapente, caminhada e equitação.

- Sobre a Turquia:

Localizada no Mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. 

A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. 

Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.


Fonte: Cibely Toller