Sete curiosidades sobre a Ilha da Madeira


Você já deve ter ouvido falar na Ilha da Madeira, território português localizado em meio ao Oceano Atlântico. É um destino turístico inesquecível, com paisagens naturais deslumbrantes, gastronomia deliciosa e hotéis de altíssima qualidade.

- Confira:

A Madeira é um arquipélago

O que chamamos de “Ilha da Madeira” é, na verdade, a ilha principal de um arquipélago. Além dela, o arquipélago conta com a ilha de Porto Santo, também habitada, e diversas ilhas e ilhotas com muitas belezas naturais – tanto que são consideradas áreas protegidas. Estas ilhas menores são divididas em dois grupos: Desertas e Selvagens.


Fica mais perto da África do que de Portugal

A Madeira é parte de Portugal, mas fica a sudoeste do país, em meio ao Atlântico. Olhando para o mapa, percebe-se que ela está mais próxima da África do que da Europa! No entanto, a diferença é pequena: o litoral marroquino fica a cerca de 725 quilômetros do madeirense, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 850 quilômetros da ilha. Parece longe, mas um voo de Lisboa a Funchal, a capital madeirense, dura apenas uma hora e meia.


Foi lá que nasceu Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo, craque do Juventus e da seleção portuguesa e premiado cinco vezes pela FIFA como melhor jogador do mundo, é natural de Funchal. Ele deixou a terra natal há muito tempo, mas mantém uma relação próxima com o local. Há diversas homenagens a ele por lá: o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome; o Museu CR7 reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador; e há também um hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal.

Golfinhos e baleias nadam em suas águas

A vida natural da Madeira é fascinante, seja em terra firme ou na água. Em passeios de barco, que estão entre as atividades mais populares para os turistas que visitam o destino, é possível ver não apenas um cenário de tirar o fôlego, mas também golfinhos brincalhões e graciosas baleias em seu habitat natural.


Produz um dos vinhos mais famosos do mundo

À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos, já que possui um terreno montanhoso. Mas os portugueses que chegaram primeiro à ilha se arriscaram, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso, e acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E é incrível prová-lo em uma harmonização com a gastronomia local.


Possui uma floresta única no mundo

A Floresta Laurissilva cobre 20% do território madeirense, sendo considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Este ecossistema riquíssimo é formado por árvores da família das lauráceas, sendo uma floresta úmida subtropical. Para completar, embora exista em alguns outros territórios da região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.

Uma de suas ilhas tem uma praia de nove quilômetros

Porto Santo é muito diferente da Ilha da Madeira, apesar de serem bem próximas. A principal atração dessa ilha do arquipélago é seu litoral, que tem areia dourada e água cristalina. A parte sul da ilha é basicamente um extenso e ininterrupto areal, onde existem ótimos resorts para desfrutar do mar. São nove quilômetros de praia, cuja areia tem propriedades terapêuticas comprovadas!


- Sobre a Ilha da Madeira:

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. 

De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.


Fonte: Jessica Ferreira

Comentários