Chile é destino encantador e acessível para amantes do esqui


Com extensões continentais, o Brasil é um País muito rico e diverso em relação a sua vegetação e clima, porém a neve não faz parte da rotina de sua população. Talvez por este motivo, muitos brasileiros procurem estações de esqui em suas viagens internacionais.

Em seus mais de 4.000 km de extensão, de norte a sul, os Andes chilenos abrigam alguns dos melhores complexos para a prática de esqui do mundo, o que faz do Chile uma excelente opção de lazer para quem vive aqui e quer praticar esportes de neve sem sair da América do Sul.

Além da proximidade, a distância entre São Paulo e capital chilena – Santiago, por exemplo, é de cerca de 3.270 km; a ampla oferta de voos diários que ligam os dois países, a facilidade de entrar no país sem passaporte – portando apenas o documento de identidade, o idioma familiar ao português e o câmbio estável, facilitam a programação das viagens. 


Abaixo estão algumas das estações de esqui mais populares do Chile, ideais para os turistas apreciarem a beleza da neve aproveitando uma ampla variedade de atividades de inverno.

Nos arredores de Santiago, podemos destacar os complexos El Colorado, indicado para quem procura ‘neve em pó’ e freestyle; e La Parva, onde é possível deslizar pelos Andes aproveitando a vista panorâmica para a capital chilena.

Bastante conhecido dos brasileiros, o Valle Nevado é o maior centro de esqui da América do Sul, com área de 900 hectares. Com infraestrutura completa, a estação impressiona e destaca grande oferta de modalidades esportivas de neve, como esqui, snowboard e heli-ski.



A 164 km de Santiago, está a tradicinal Portillo, estação de esqui mais antiga da América do Sul e parte fundamental da história do esporte no Chile. O complexo ainda hoje recebe os treinamentos de muitos campeões olímpicos.

Considerado um mais completos do Chile, Nevados de Chillán é um resort que oferece pistas voltadas para esqui tradicional, nórdico ou cross country. Além de diversas atividades relaxantes, como fontes termais naturais, banhos de lama e aromaterapia. Tudo isso num ambiente mágico, cercado por florestas nativas. 

Situadas em areas vulcânicas, estão as estações de Corralco, construida na Reserva Nacional Malalcahuello, entre antigas araucárias no topo do vulcão Lonquimay; Pucón, no sul do país, que conta com half-pipes e pistas para todos os níveis de esquiadores, localizada nas encostas do vulcão Villarica; e Antillanca, centro de esqui situado entre florestas e montanhas no Parque Nacional Puyehue, com pistas que permitem a seus frequentadores deslizarem pelos vulcão Casablanca.



Com atrações para todos os gostos e infraestrutura completa para toda a família, os centros de esqui chileno vêm, pouco a pouco, conquistando a simpatia dos turistas brasileiros, que se aproveitam da proximidade e vantagens que o país oferece para fazer dos Andes chilenos um dos principais destinos para as férias de inverno.



Fonte: Gisele Araújo