Dark Sky Alqueva, no Alentejo, é considerado o 'Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico do Mundo


A reserva Dark Sky Alqueva, primeiro destino de astroturismo português, recebeu o título de "Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico do Mundo" nos World Travel Awards 2020. No início do mês, na gala europeia da premiação, a reserva já havia ganhado os prêmios de "Melhor Turismo Responsável da Europa" e "Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico da Europa". O destino está situado no Alentejo, maior região de Portugal.


“As belezas naturais do Alentejo sempre foram um diferencial para o turismo. Mas este prêmio mostra também a qualidade dos projetos e conceitos que desenvolvemos com nosso patrimônio natural, e isso nos deixa extremamente felizes”, comenta Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. 

“Com a Dark Sky Alqueva, criamos um atrativo turístico único no mundo, e o fizemos de forma sustentável e positiva para o meio ambiente, preservando uma grande riqueza da nossa região”, finaliza o executivo.


A reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, certificação da UNESCO que atesta a sua qualidade para observação de estrelas. Por ser um local com pouquíssima poluição luminosa, o céu noturno da região em torno do lago Alqueva é um convite aos olhos, garantindo uma visibilidade ideal para observar os mistérios do universo, seja a olho nu ou com ajuda de equipamentos específicos.
                                

A reserva integra dez cidades alentejanas e oferece atividades diversas aos viajantes, que incluem observação astronômica com telescópios, trilhas, passeios de canoa e workshops fotográficos noturnos, entre outros. Aliado à oferta turística, o projeto visa também proteger o céu noturno da região, mantendo a poluição luminosa local próxima de zero.

Considerados os óscares do turismo, os World Travel Awards reconhecem marcas, destinos, atrações e hotéis de todo o mundo que se destacam no segmento. O projeto Dark Sky Alqueva também já foi reconhecido na categoria ‘Melhor Turismo Responsável da Europa’ na celebração de 2019.


- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. 

A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 


Fonte: Jessica Ferreira