quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Évora, no Alentejo, foi sede de evento global voltado à recuperação do turismo


De 5 a 6 de novembro, a cidade de Évora, localizada na região do Alentejo, em Portugal, recebeu os principais líderes mundiais da indústria turística durante o ‘A World For Travel’, primeira edição do evento internacional que irá debater a recuperação e o desenvolvimento das atividades do setor de turismo e viagens. 

O fórum foi realizado na Universidade de Évora, edifício histórico da cidade, e busca criar modelos e métodos, promovendo as melhores práticas e colocando turistas e residentes no centro da transformação.

A confirmação do Fórum de Évora foi anunciada em maio deste ano, durante um encontro entre Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Luís Araújo, presidente do Visit Portugal, e António Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo.

“Ficamos muito contentes em receber na cidade de Évora este evento de suma importância para o futuro do turismo. Nossa região tem um enorme potencial como destino e é um exemplo de como lidar com as questões de sustentabilidade e evitar o turismo de massa e as aglomerações. Com o fórum, será possível desenvolver iniciativas e ainda compartilhar as boas práticas, fomentando o crescimento coordenado desta atividade”, celebra Vítor Silva.  
 
                        

Idealizado antes da crise causada pela pandemia de coronavírus - durante uma reunião promovida em 2019 entre Frédéric Vanhoutte, presidente do Eventiz Media Group, e Rita Marques, secretária de turismo de Portugal - o evento contava com o objetivo de discutir a transformação sustentável do segmento, pois os excessos já colocavam em risco as atividades humanas, a natureza e o planeta. Agora, o fórum se mostrou ainda mais necessário para apresentar as fragilidades e danos colaterais, e tornar imprescindível a obrigação de se reinventar. 

De acordo com Rita Marques, esta estratégia valoriza todos os territórios, dinamiza a economia, potencializa o conhecimento e gera conectividade entre várias geografias. 

“Criar parcerias dentro e fora da indústria de viagens seria fundamental para o futuro do setor. Acredito que o Fórum de Évora será um grande sucesso e também uma oportunidade real de think tank para convidar todos os líderes globais para discutir o turismo de amanhã”, revela.

O fórum teve sessões plenárias e ainda foram organizadas 20 comissões com especialistas, players da indústria do turismo, instituições, associações e residentes. 

Além do apoio do Turismo do Alentejo, o evento ‘A World For Travel’ tem o suporte da Comissão Europeia de Viagens, Conselho Global de Resiliência de Viagens, Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Visit Portugal, entre outras entidades.


- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. 

A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 


Fonte: Jessica Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário