Avaliar é garantir impacto ao campo social

                    

Inicio esta reflexão reconhecendo o poder transformador da produção de conhecimento. É preciso, em um cenário de tanta desinformação, celebrar a relevância da pesquisa, do monitoramento e da avaliação.

Gerar impacto, atingir escala e sistematizar conhecimento do investimento social exige dedicar recursos à avaliação. Os métodos de coleta e análise de informações sobre projetos do poder público e programas sociais apoiam decisões cada vez mais complexas.

O acompanhamento dos resultados demanda monitoramento contínuo e avaliações quantitativas e qualitativas. O campo tem se fortalecido no ecossistema do Investimento Social Privado e nas organizações da sociedade civil. Evolução que oferece diversidade de metodologias para o entendimento do impacto das ações.

- Alguns princípios norteiam a avaliação, para além do caráter técnico: 

1) o uso dos resultados para aprimorar a gestão; 

2) métodos como meio e não como fim, adequados às necessidades dos variados cenários; 

3) visão sistêmica; 

4) participação de todos; 

5) transparência e comunicação dos resultados.

Diante das iniquidades históricas do Brasil, é tempo da avaliação contribuir para uma sociedade com maior equidade.

A especialista americana Jara Dean-Coffey detalha a importância de tais práticas na pesquisa 
Raising the Bar: Cultural Competence and Equity-Equitable Evaluation.

A experiência dos Estados Unidos, apresentada por ela no 15º Seminário Internacional de Avaliação, realizado em setembro, demonstrou como parcerias com fundações e organizações sem fins lucrativos de diversos portes em um país continental contribuem para aprofundar o conhecimento da relação entre valores, contextos, estratégias e avaliação.

Avaliar é atuar com foco em resultados: garantia de direitos básicos como acesso à educação de qualidade, saúde, trabalho digno e conservação ambiental. 


Fonte: Angela Dannemann - superintendente do Itaú Social