segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Dia da árvore: hábitos de consumo consciente ajudam na conservação da natureza


Não é apenas plantando uma árvore que podemos ajudar a conservá-las. Para celebrar o Dia da Árvore, 21 de novembro, o Instituto Akatu mostra como hábitos de consumo consciente fazem a diferença na manutenção da natureza. Podemos contribuir para um planeta mais verde com algumas simples atitudes dentro de casa.

Em um momento no qual o desmatamento e as queimadas seguem devastando grandes áreas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal, o Akatu convida os consumidores a fazerem sua parte pela conservação das árvores. Como? Com iniciativas que vão da redução do uso de papel até a compra de produtos certificados, passando pela diminuição do consumo de carne bovina. 

- Confira:

- Compre produtos de madeira certificada. Questione a origem dos produtos feitos de madeira, como móveis e papel. Verifique se a sua fonte é legal e sustentável, e opte pela compra de itens produzidos com madeira certificada.

- Reduza o consumo de carne bovina e prefira produtos certificados. Ao reduzir o consumo de carne, os impactos associados à sua produção também são reduzidos, como o desmatamento. Uma alternativa é substituir a carne bovina por frango, peixe ou proteína vegetal, sempre dando preferência a produtos certificados de origem sustentável.

- Reduza o consumo de papel. O papel pode ser limitado ao estritamente necessário. Ainda que a maior parte da produção de papel venha de florestas plantadas e não nativas, economizar papel é evitar o gasto de água, energia e emissão de gases de efeito estufa em seu processo produtivo.

- Apoie programas de conservação de florestas. Faça doações para instituições de confiança que direcionam seus esforços para preservar florestas. Se não for possível contribuir financeiramente, defenda a causa por meio de petições, participações de espaços de discussão e apoio a políticos que defendam a preservação das florestas.

- Informe-se. Busque informações de fontes confiáveis, compartilhe com amigos e familiares e questione medidas que impulsionam o desmatamento.

- Use sua voz. Participe de mobilizações contra o desmatamento e cobre ações do governo e das empresas para reverter esse cenário.

- Reflita. As árvores fazem parte do processo produtivo de uma infinidade de produtos. Pense sobre a real necessidade do consumo desses produtos e sobre a melhor forma de fazê-lo.

Segundo o Map Biomas, o Brasil teve uma perda líquida de florestas que supera 71 milhões de hectares nos últimos 30 anos. Para se ter uma ideia, essa área equivale a quase 100 milhões de campos de futebol e é maior que o território da França. E a tendência é esse número aumentar ainda mais nesse ano. 

Então, aproveite este 21 de setembro, Dia da Árvore, para repensar suas atitudes e dar início a hábitos de consumo consciente. O meio ambiente agradece.

Fonte: Instituto Akatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário