terça-feira, 18 de agosto de 2020

O desenvolvimento da carreira é de total responsabilidade do profissional

O profissional deve estar atento às oportunidades e bem treinado para executar o trabalho


Muito tem se falado sobre a importância do desenvolvimento da carreira, porém a quantidade de trabalhadores, de fato, comprometidos com o progresso profissional não entra tanto em evidência.

Logicamente há um movimento em busca de conhecimento, ferramentas e métodos que facilitam o percurso rumo ao crescimento profissional e mesmo assim as empresas continuam queixosas em relação ao desempenho de seus profissionais.

O meu convite é para que você reflita sobre o seu atual cargo e onde pretende chegar. Isso independe de sua posição hierárquica, seja você um auxiliar de limpeza, ou um diretor executivo; na verdade o diferencial não está necessariamente no cargo ocupado, mas sim no movimento que o profissional faz para se manter com eficiência onde se encontra e no empenho para seguir adiante.

Há tempos que a carreira do profissional vem sendo cuidada pelas empresas através do plano de carreira. Graças a esta investida das organizações, muitos profissionais conseguiram se desenvolver e atingir os cargos almejados, contudo, vale lembrar que cabe a cada um cuidar de sua carreira e desenvolvê-la de acordo com suas habilidades e competências.

O ponto de partida para alavancar a sua carreira, é identificar suas habilidades, a área de atuação, o percurso a ser seguido em relação aos próximos cargos a serem ocupados e o desenvolvimento das competências necessárias.

É comum profissionais atuarem em áreas que se identificam por anos e por fim, não reconhecerem suas próprias habilidades, ou não terem ideia de qual rota seguir, assim como há casos em que o profissional possui o conhecimento de suas habilidades e não sabe como aplicá-las em seu trabalho.

Antes de qualquer investimento voltado para conhecimento técnico e comportamental é interessante primeiro fazer um alinhamento entre o percurso que deseja seguir em sua carreira e as habilidades que precisam ser desenvolvidas ou reforçadas, para que assim possa ter maior eficiência na aquisição de novos conhecimentos em seus resultados.


Fonte: Claudia Deris - Gestora de Carreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário