Dia do Advogado: a profissão em tempos de coronavírus


Celebrado anualmente em 11 de agosto, o Dia do Advogado em 2020 poderá trazer novas reflexões e ter um significado distinto para muitos profissionais, que, como tantos trabalhadores, precisaram se adaptar à nova realidade.

A prática da advocacia requer estudo, persistência e, principalmente, muita dedicação. Estar na linha de frente da justiça não é uma tarefa fácil, todavia, é admirável a forma como muitos profissionais têm atuado em momentos difíceis, como agora, durante a pandemia da Covid-19.

No decorrer da história, o papel do advogado mostrou-se fundamental na luta pela construção da sociedade civil e, concomitante, pelos direitos dos cidadãos. No cenário atual, isso não é diferente: é preciso destacar o árduo trabalho no sentido de adequação às tantas mudanças ocorridas.

Honorários reduzidos; suspensão de prazos processuais, audiências e entregas de carteira da OAB; limitação no contato com clientes e no acesso a documentos essenciais; aumento no número de ações e processos - principalmente na área trabalhista - e discussões sobre a vigência de legislações são alguns exemplos.

A crise causada pelo coronavírus demandou – e ainda demanda – uma remodelação das relações e formatos de trabalho no meio jurídico. A classe tem mostrado o seu valor para a sociedade em diversas áreas, como no Direito Constitucional, com foco no direito à saúde, à informação e à dignidade humana; no Direito do Consumidor, em relação a cancelamentos de viagens e shows, por exemplo; e no Direito Trabalhista, provavelmente o mais movimentado, devido às novas leis e demissões.

Ninguém sabe exatamente quando a situação voltará à normalidade, no entanto, para a advocacia, e acredito que para muitas outras áreas também, essa situação atípica tem deixado algo bem marcado: a inevitabilidade do “escritório digital”. O que antes era uma alternativa ou um estilo de vida, agora é uma necessidade.

Para finalizar, desejo os parabéns a todos os advogados que, diante dos inúmeros desafios colocados a cada dia, permanecem norteados pelo senso de justiça, direito e cidadania. Seu papel é fundamental na efetivação de direitos em tempos como o de agora.


Fonte: Márcia Glomb - advogada especialista em Direito do Trabalho e atua no Glomb & Advogados Associados.