Quais são as pessoas mais ricas do mundo?



Por curiosidade ou inspiração, muitos buscam saber quais são as pessoas mais ricas do mundo. Embora se trate de uma lista em constante transformação, visto que as coisas mudam e, às vezes, grandes empresas cedem espaço a outras, existem nomes que não deixam o TOP 5 há muitos anos.

Se você gostaria de saber quem são os detentores das maiores fortunas do mundo neste momento e entender um pouco mais sobre as suas trajetórias, leia o material que preparamos abaixo.

- Pessoas mais ricas do mundo: quem são?

O primeiro lugar da lista pertence a Jeff Bezos, CEO da Amazon.

Com formação em ciências da computação e engenharia elétrica, Bezos passou pela bolsa de valores do Estados Unidos antes de se interessar pelo mundo da internet e desenvolver um sistema de varejo que revolucionou a web.

De início, a Amazon - projeto de sua autoria - vendia apenas livros. Com a boa recepção por parte do público, a companhia aumentou o seu portfólio e passou a investir principalmente em eletrônicos e inovações tecnológicas.

Hoje, é possível encontrar, dentro da plataforma de Bezos, centenas de milhares de vendedores, produtos, usuários e possibilidades de compras - são leitores de livros digitais, smartphones, jogos tecnológicos, ferramentas, etc.

Para além disso, Bezos investe em exploração espacial e conhecimentos sobre o universo por meio da empresa Blue Origin. A sua fortuna impressionante, em constante crescimento, já ultrapassou a cada dos 175 bilhões de dólares.

Segundo informação disponibilizada em matéria da UOL, isso significa que Bezos ganha mais de quatro milhões de dólares por hora. Não existe nada parecido com isso na história.

O segundo lugar, distante de Bezos por cerca de 50 bilhões de dólares, pertence a Bernard Arnault e sua família. 

Falaremos mais sobre eles abaixo.

-Bernard Arnault :

Bernard Arnault é CEO da LVMH Moët Hennessy - Louis Vitton, o grupo de produtos de luxo mais poderoso do mundo.

Nascido em uma família industrial em Roubaix, na França, começou a carreira como engenheiro na construtora Ferret-Savinel. Assumiu cargos de chefia com o passar do tempo e, em 1984, deixou a companhia para investir no mercado de produtos de luxo.

O LVMH, no final de 2019, arrematou a joalheria americana Tiffany por cerca de 16 bilhões de dólares. O investimento fez com que o império passasse a ter 75 marcas ativas em seis segmentos diferentes.

Segundo a Forbes, a fortuna da família Arnault é de cerca de 112.5 bilhões de dólares.

- Bill Gates:

Nome conhecida da lista de bilionários da Forbes, Bill Gates não é, de forma alguma, uma figura que pode ser ignorada.

Criador da Microsoft - junto com Paul Allen -, Gates foi responsável por uma transformação tecnológica gigantesca e tornou os computadores mais acessíveis para toda uma geração de pessoas.

Atualmente, Gates não atua mais à frente da Microsoft. Junto com a esposa, Melinda, o magnata se dedica a projetos sociais diversos, trabalha para erradicar doenças e busca maneiras de levar saneamento básico a locais sem estrutura.

Bill Gates oscila entre o segundo e o terceiro lugar da lista: o seu patrimônio, até o fechamento desta matéria, era de 112.1 bilhões de dólares.

-Mark Zuckerberg:

Outro nome conhecido do grande público, Mark Zuckerberg é responsável por levar a comunicação por meio das redes sociais para outro patamar.

A história do dono do Facebook surgiu em Harvard: com 19 anos, Zuckerberg, que cursava psicologia e ciência da computação, percebeu que havia um nicho importante a ser explorado na internet.

Para dedicar-se ao projeto, abriu mão da graduação de Harvard e trouxe, junto com Chris Hughes, Eduardo Saverin (um brasileiro!), Dustin Moskovitz e Andrew McCollum, o Facebook à vida.

O processo de criação da rede social, assim como as polêmicas envolvidas em seu desenvolvimento, podem ser vistos no cinema: Em 2010, a história do Facebook foi transformada em um drama biográfico, dirigido por David Fincher, com roteiro de Aaron Sorkin e Ben Mezrich.

"A rede social", como é chamada a película, ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Atualmente, Zuckerberg é dono do Instagram, outro gigante das redes sociais, e do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas que é utilizado em todo o globo.

A sua fortuna é de 88.7 bilhões de dólares. Zuckerberg, em parceria com a esposa, Priscilla Chan, dedica-se à filantropia.

Se você tem curiosidade para acompanhar a movimentação do ranking de bilionários de forma cotidiana, acesse o site oficial da Forbes e procure pela lista de real-time billionaires. Nela, é possível encontrar, em tempo real, informações sobre perdas ou ganhos financeiros das pessoas mais ricas do mundo.


Fonte: Lucas Silva - Red Ventures