quinta-feira, 16 de julho de 2020

Os cinco vilarejos mais bonitos do Alentejo


Os encantos alentejanos são muitos, mas não dá para negar que os vilarejos e aldeias da região portuguesa estão entre seus principais atrativos. Alguns estão entre os mais bonitos de Portugal! Só pelas fotos, já é possível entender um pouco de sua beleza e clima todo especial: castelos medievais, ruas de pedra e casinhas brancas formam cenários simplesmente adoráveis.


Confira abaixo algumas das vilas mais bonitas do Alentejo:

- Monsaraz:

Situada próximo à fronteira com a Espanha, fica sobre uma colina e cercada por muralhas medievais. Com a deslumbrante paisagem alentejana como pano de fundo, a vila tem estreitas ruas de paralelepípedos, casas de paredes brancas e um castelo impressionante, que garante uma vista belíssima para o lago Alqueva.


- Arraiolos

A menos de 30 km de Évora, a principal cidade do Alentejo, Arraiolos conta com um castelo circular peculiar e é famosa por seus tapetes, que estão entre os artesanatos mais fascinantes de Portugal. Além destes itens coloridos que decoram vários locais da vila, Arraiolos conta com construções incríveis, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, decoradas com belíssimos azulejos.


- Marvão:

No ponto mais alto da Serra de São Mamede, a 800 metros de altitude, fica a vila de Marvão, onde predomina um ambiente de tranquilidade. As muralhas que a rodeiam foram construídas nos séculos 13 e 17, e a arquitetura das construções locais abusam do granito, varandas de ferro forjado e janelas manuelinas.


- Mértola:

Antigamente, esta vila foi uma importante cidade do Império Romano e, depois disso, uma grande cidade muçulmana. Sua herança islâmica é uma das mais bem preservadas de Portugal, e por lá é possível encontrar até uma antiga mesquita onde funciona uma igreja católica. O resultado é um destino heterogêneo, com edifícios e vestígios que contam uma história vasta e muito antiga. Para completar, Mértola fica em meio a um parque natural e tem uma vista deslumbrante para o rio Guadiana.


- Serpa:

A cerca de 55 km de Mértola está Serpa, cercada por colinas e vinhedos. Esta vila alentejana conta com um centro histórico muito bem preservado, e um passeio por suas ruazinhas de pedras ladeadas por casas muito brancas é obrigatório para quem a visita. Na parte mais alta ficam as construções mais longevas, muitas do período medieval, inclusive a torre do antigo castelo. Serpa também é rodeada por uma muralha do século 13, além de um monumental aqueduto com arcada italiana.


- Sobre o Alentejo:

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. 

Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).



Fonte: Jessica Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário